Consuelo cria um mural no antigo Cine Nordeste

Consuelo cria um mural no antigo Cine Nordeste

Compartilhe:

O Cine Nordeste, há 20 anos, está desativado e antes de fechar em definitivo funcionará uma loja de departamentos. Lá, mantinha um mural de Dorian Gray Caldas, que fez um quadro mostrando como era o funcionamento do centro de Natal e do Grande Ponto. Mas, em 2018, o quadro foi retirado e nunca mais foi reparado. Mas, a artista Consuelo criou um novo mural mostrando a sua arte.

Veja a imagem a seguir:

Consuelo Véa Coroca

A imagem foi elaborada em fevereiro deste ano e mostra uma véia coroca, que vamos explicar mais abaixo o que significa. Antes, o quadro de Dorian era assim:

Quadro de Dorian Gray em 2014 mostrando que estava em desgaste.

Sobre o Cine Nordeste

Inaugurado em 1958, ficando conhecido por ter poltronas confortáveis, arquitetura moderna e o primeiro a funcionar com ar-condicionado. O prédio também foi espaço para a sede da Rádio Nordeste em Natal, que hoje é conhecido por ser destinado para o público evangélico.

Na fachada do seu prédio tinha, inicialmente, um quadro de Aguinaldo Muniz, macaibense que arquitetou o prédio, também conhecido por projetar a antiga sede do ABC.  

Após o período de decadência e exibindo filmes pornôs, o cinema fechou. Em 2008, a loja Leader está em seu lugar. A fachada e paredes externas foram tombadas como patrimônio cultural pelo Governo do estado em 26 de junho de 2008.

A empresa, além de preservar o prédio, se comprometeu a revitalizar a Praça Kennedy e o Beco da Lama, nas proximidades.

Sobre Dorian Gray

Dorian Gray Caldas nasceu em 16 de Fevereiro de 1930 na cidade de Natal no Rio Grande do Norte . É um consagrado artista potiguar que expressa sua arte em diversas plataformas artísticas, tais como: Escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho, poesia e escritos.

Dorian estreou na arte em 1950, junto com os primeiros e grandes amigos Newton Navarro e Ivon Rodrigues, no 1º Salão de Arte Moderna de Natal. Seu primeiro livro se deu 11 anos depois, em 1961, intitulado “Instrumento de Sonho”.

Você pode ler também:  Uma foto da inauguração do monumento da Praça Sete de Setembro

Ele atuou como assessor da secretaria estadual da cultura do Rio Grande do Norte (1967-1968) e da Fundação José Augusto (1974) e foi diretor do Teatro Alberto Maranhão (1967-1968). Em 1989 publicou o livro ‘Artes Plásticas do Rio Grande do Norte 1920—1989.

Sobre Consuelo

Consuelo assina seu nome artístico como “Consuelo Vea Coroca”. Em um de seus posts no Instagream, ela diz que pinta desde os 10 anos de idade. “Eu vim de uma cidade chamada São José do Campestre, fica no agreste do RN. O contato com a arte de rua veio mas quando vim morar na capital, Natal. Comecei a intervir em 2013, com lambes de trampis (trabalhos) que fazia, pois sempre estudei a questão do corpo e corpo não padrão”, afirmou a jovem.

Depois, ela espalhou várias frases nos muros da cidade. Se você viu o V de Vagina, Masturbe-se, Exu Parede e Elefante você chegou nela. “(O elefante) teve várias evoluções. Até chegar ao clássico de lado, como o de frente, o de 2 cabeças e depois de ouvir tanto ‘esse bixo (sic) se garante’, cheguei no Elafantxe. Em 2014 comecei a pintar e não só a pixar, a espalhar meus estudos de velhas e corpos”, afirmou.

Mas, ela tem um outro personagem comum é a mulher que tem os olhos escondidos numa balaclava, que ela chama o personagem de “Véa Coroca”. A artista se chama Consuelo e ela faz arte não só nos muros, como também em tatuagens e capas de disco.

Saiba mais neste link aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí