Antes do Cine Nordeste, era Escola de Comércio

Antes do Cine Nordeste, era Escola de Comércio

Compartilhe:

No final da Rua João Pessoa havia o Cinema Nordeste, inaugurado em 1958. Os mais novos lembram pelas exibições de filmes pornôs e os mais antigos reconhecem que assistiram grandes clássicos nas duas salas existentes. Era um dos poucos que tinha ar-condicionado e cadeiras confortáveis. O prédio também foi espaço para a sede da Rádio Nordeste em Natal.

Mas, você sabia que o local já teve uma outra utilidade? O espaço foi sede da Escola Técnica de Comércio, criado por Ulisses de Góis.

O espaço surgiu em 08 de setembro de 1919, Ulysses nasceu numa família humilde de Igapó e começou a estudar religião e fé. Aos poucos, começou a se interessar em Contabilidade, onde conseguiu um estágio na Alfândega em Natal. A partir desse momento, começou a evoluir no campo do registro das contas mercantis e na sua fiscalização.

Tornou-se no Brasil, dessa forma, pioneiro na implantação das Ciências Contábeis até o nível de faculdade e regulamentação e fiscalização da profissão por meio da fundação do Sindicato dos Profissionais da Contabilidade. Além disso, ele tinha forte envolvimento com a Igreja Católica, visto que foi um dos fundadores do jornal católico A Ordem, onde ficava na escola.

Ao término do curso técnico, o estudante recebia o Diploma de Técnico em Contabilidade. Assim, passava a operacional em escritórios, prestando serviços contábeis a empresas ou tornando-se empregado em alguma.

Na década de 50, o prédio da escola foi demolido, dando lugar ao Cinema Nordeste. Logo abaixo, vamos mostrar o antes e depois da Escola de Comércio e do Cine Nordeste. Depois, a Escola migrou para outro prédio, sendo que hoje é a faculdade de teologia da Arquitetura de Natal.

Left ImageRight Image

Posteriormente, ele lutou pela criação Faculdade de Ciências Contábeis, que se fundiu com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Você pode ler também:  Venda de ingressos para Campus Party de Natal já começou

Fim do Cine Nordeste

Após o período de decadência e exibindo filmes pornôs, o cinema fechou. Em 2008, a loja Leader está em seu lugar. A fachada e paredes externas foram tombadas como patrimônio cultural pelo Governo do estado em 26 de junho de 2008.

A empresa, além de preservar o prédio, se comprometeu a revitalizar a Praça Kennedy e o Beco da Lama, nas proximidades.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí