10 mulheres potiguares para 08 de março

10 mulheres potiguares para 08 de março

Compartilhe:

As mulheres potiguares vão comemorar e ainda mais lutar por direitos políticos melhores neste 08 de março. Hoje é o Dia Internacional da Mulher, período que também celebraremos a mulherada que foi pioneira em seu tempo e hoje queremos superar cada vez mais as barreiras.

Para lembrar, vamos contar a história de 10 mulheres potiguares que tem uma história para contar e relembrar nesta data. O objetivo deste texto é mostrar que temos mulheres que fazem parte da história dos mais diferentes setores.

Confira, portanto, a nossa homenagem nossa sobre o dia internacional da mulher. É só, portanto, avançar o álbum e conhecer um pouco do RN.

Leilane Assunção foi a primeira mulher trans a ser professora da UFRN, mais precisamente no Departamento de História. Além disso, incentivou outros transgêneros a cursar ensino superior. Faleceu em Natal, aos 37 anos, no ano de 2018.

Palmyra Wanderley vem de família de artistas e uma das primeiras escritoras potiguares a divulgar os seus trabalhos. E se destacou por enfrentar os mais diferentes costumes da época, inclusive casar com quem queria.

Nísia Floresta foi uma educadora, escritora e poetisa brasileira. Primeira na educação feminista no Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais. Além disso, ela foi defensora de ideais abolicionistas, republicanos e principalmente feministas, posicionamentos inovadores na época.

Zila Mamede foi poeta, escritora e bibliotecária, foi a criadora do sistema de bibliotecas que é utilizado na UFRN até hoje.

Emily Barreto é vocalista da banda Far From Alaska e se destaca na cena heavy metal tanto no Brasil quanto na gringa.

Patrícia Nunes é comunicadora e durante o mestrado fez duras críticas aos outdoors de Natal pela hipersexualização das mulheres. Hoje, a sua pesquisa resultou numa lei que proíbe este tipo de anúncio de Natal.

Fátima Bezerra foi deputada estadual, federal e senadora. Em 2018, ela foi a única governadora mulher entre os 27 governadores.

Clara Camarão é nome de refinaria e foi uma indígena conhecida por combater junto com seu marido, Felipe Camarão, nas disputas entre nativos e portugueses.

Celina Guimarães Viana foi uma professora brasileira, além da primeira eleitora de que se tem registro oficial e inequívoco, no Brasil.

Alzira Soriano foi uma política brasileira, a primeira mulher a ser eleita prefeita de um município na América Latina.

Você pode ler também:  Hoje o lugar é o principal ponto turístico de Natal
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí