Vamos falar da cigarreira Zeppelin?

Vamos falar da cigarreira Zeppelin?

Compartilhe:

O Cine Rex era uma rede de cinemas e tinha várias unidades nas cidades brasileiras. Aqui em Natal, por exemplo, ficava na Avenida Rio Branco. O prédio branco e bem alto dava para ser visto nas fotos antigas. Ficava em frente da antiga cigarreira Zeppelin, onde podia comprar cigarros gringos e era a considerada a primeira banca de revista em Natal.

A foto acima foi registrada pelo fotógrafo Carloy Lyra, na década de 60, mostrando um pedestre na Rio Branco telefonando para alguém, visto que naquele período era muito comum as bancas e outros estabelecimentos vender uma chamada para ligação.

Banca e cigarreira são a mesma coisa?

Aqui na capital do Rio Grande do Norte é comum as bancas de revista venderem cigarros juntamente com revistas, balas e doces.

Os artigos de jornalistas e historiadores apontam que o Rex tinha matinês de domingo e podia assistir seriados. De acordo com Elísio Augusto e Silva, criador da Fundação Amigos da Ribeira, em seu artigo publicado no Jornal de Hoje, “no hall de entrada da sala de projeções, do lado esquerdo, ficava localizada uma bomboniere, que vendia chocolates Falchi, língua de gato, Leite-e-Mel, Sonho de Valsa, balas Dea, buzis, drops Dulcora, pirulitos Kibon e Zorro”.

Infelizmente, o site do Jornal de Hoje foi deletado para mais informações.

Não tinha cadeiras confortáveis e eram duas salas de cinema. Recebeu 430 mil espectadores e a média anual era de 934 sessões. O espaço fechou na década de 80.

E a cigarreira Zeppelin ainda está ativa?

Não. Mas, uma outra banca tradicional surgiu na cidade, a Tio Patinhas e uma das poucas remanescentes que ainda vende cigarros, livro e revistas no Centro de Natal. Além disso, a tendência é diminuir cada vez mais.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí