Frasqueirão não começou na Rota do Sol

Frasqueirão não começou na Rota do Sol

Compartilhe:

O nome do estádio do ABC é Maria Lamas Farache, mas ninguém o chama assim. É famoso pelo apelido de Frasqueirão e antes de ficar na Rota do Sol, o estádio já foi instalado perto do seu antigo clube, em Petrópolis. O primeiro Frasqueirão ficara no cruzamento da Rua Potengi com a Afonso Pena, onde hoje funciona o CCAB Petrópolis. Além do estádio, o local também ficara o clube.

O nome é uma homenagem à uma empresária chilena, que torcia bastante pelo clube, e esposa do ex-treinador Vicente Farache.

A seguir, uma imagem da entrada do antigo estádio:

De acordo com o jornalista Rogério “Blau” Torquato, o estádio era bastante primitivo e era utilizado para o treino das primeiras partidas. Depois, o campo migrou ao Morro Branco e o estádio, por conseguinte, virou a sede social, onde aconteciam as principais festas da cidade, como o baile de carnaval.

Quem foi Maria Lamas Farache

O Vicente Farache era um ex-jogador do ABC e após se formar em Direito entrou na diretoria do clube, como técnico.  Como diretor técnico conquista o decampeonato potiguar de 1932 a 1941. Também foi responsável pela vinda de grandes jogadores para o ABC e sempre estava disposto em ajudar.

Contratava, dispensava, treinava, pagava os salários, empregava jogadores em suas duas lojas na Ribeira, além de hospedar e alimentar os atletas em dias das partidas, e ainda, comprar o material de treino e de jogo. E sua esposa, Maria Lamas, apoiava incondicionalmente esta ação. Então, os torcedores e jogadores a respeitavam incondicionalmente. No entanto, ela faleceu em 1947.

 

Origem do nome Frasqueirão

O nome Frasqueira surgiu por conta de um deboche dos rivais do ABC. O nome veio como uma referência ao local onde levavam os escravos. Era uma forma de dizer que quem torcia pelo time era apenas pobres e de baixa renda como os escravos. O que era para ser um xingamento racista, os torcedores adotaram o apelido e batizou o estádio de Frasqueirão.

Você pode ler também:  Associação dos Escoteiros do RN e sua história

O novo Frasqueirão demorou seis anos para ficar pronto e hoje os principais jogos do time acontecem lá, mesmo com a existência da Arena das Dunas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí