Uma startup potiguar avalia motos por inteligência artificial

Uma startup potiguar avalia motos por inteligência artificial

Compartilhe:

Uma startup potiguar avalia a qualidade de motos seminovas por meio de inteligência artificial. O nome da empresa é Pitom 84, que surgiu para facilitar a venda de motos de segunda mão. Atualmente, o seu escritório fica dentro do Parque Tecnológico do Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Criou uma Inteligência Artificial (IA) capaz de avaliar motos usadas com uma precisão 15% maior do que a de seres humanos. A tecnologia, que atualmente está em fase piloto, tem potencial para aumentar a produtividade e lucratividade do setor de motos seminovas.

Até o momento, a nova tecnologia tem sido uma grande facilitadora para a melhoria das avaliações das motos, demanda comum e cotidiana por parte de revendedoras e concessionárias. De acordo com Rodolfo Dantas, em entrevista para UFRN, diretor executivo da Piton84, as empresas precisam de um avaliador e com a inteligência artificial vai ajudar a identificar facilmente no mercado.

Economia de tempo

“As empresas desse ramo precisam da figura do avaliador. A IA se somaria a esse trabalho, identificando facilmente as avarias e melhorando a eficiência e eficácia”, comenta Rodolfo Dantas, diretor executivo da Pitom84.

Na prática, a IA funciona como um aplicativo. O usuário, que pode ser um vendedor de concessionária, por exemplo, acessa a ferramenta, produz fotos e recebe laudos automáticos, que consideram características como a má conservação de peças, desgaste de pneus, arranhões, entre outros.

Com o laudo em mãos, cuja precisão chega a 85%, o avaliador pode rapidamente emitir um parecer sobre o valor final da motocicleta. Na prática, a IA funciona como um aplicativo. O usuário, que pode ser um vendedor de concessionária, por exemplo, acessa a ferramenta, produz fotos e recebe laudos automáticos.

Você pode ler também:  Um doido resolveu andar pelo Morro do Careca de moto

O app vai considerar algumas características, tais como: a má conservação de peças, desgaste de pneus, arranhões, entre outros.

A startup potiguar que avalia motos está na fase piloto

Até o momento, a ferramenta de IA está em fase piloto, já tendo sido aplicada junto a algumas empresas do segmento. A ideia é que, nos próximos meses, o aplicativo seja lançado oficialmente e disponibilizado para mais instituições do setor de comércio de motos em todo o Brasil.

Segundo Dantas, a ferramenta é inédita nesse segmento. “Podemos dizer que se trata de uma inovação a nível mundial. Temos conversas com montadoras de grande porte e que afirmam não conhecer nenhuma empresa que preste o serviço que fazemos hoje”, comenta o CEO.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí