Quatro flores nativas do Rio Grande do Norte

Quatro flores nativas do Rio Grande do Norte

Compartilhe:

Por ter um dos poucos resquícios da Mata Atlântica, nós temos uma grande variedade de flores nativas no Rio Grande do Norte. Além disso, uma delas se tornou o principal símbolo da cidade, a Xanana. Mas, existem outras espécies para apreciar no nosso estado.

Por isso, o Brechando selecionou algumas flores que são nativas no Rio Grande do Norte. Todas as informações vieram do blog Fauna e Flora do RN do biólogo Francisco Souza. Além disso, alguns botânicos afirmam delas serem tão bonitas quanto as tradicionais rosas. Veja a seguir:

Flor da Seda

A Flor de seda (Calotropis procera) é uma planta ereta e perene com poucas ramificações, de porte arbustivo, com cerca de 2,5 m de altura, mas que pode atingir 6,0 m, ou seja, o porte arbóreo. Nas plantas jovens têm ramos, folhas, pedúnculos e frutos revestidos de cera. Além disso, ela também se encontra disseminada nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, além da região Nordeste do Brasil, com destaque para áreas degradadas do semi-árido. Pode ser encontrada em solos drenados e precipitação superior a 2000 mm.

Murici

Murici é uma planta cujo nome tem origem do tupi, que significa: “Faz resinar”. Além disso, o seu fruto se parece bastante com a acerola. Pode ser encontrada em todo o continente americano principalmente no bioma de caatinga e nos tabuleiros do bioma da Mata Atlântica,com ampla distribuição geográfica em nosso país ocorrendo registro dela nos seguintes estados brasileiros:Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará,Rio Grande do Norte, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

No RN é comum ver a planta na Mata da Estrela, em Baía Formosa, no Santuário Ecológico de Pipa,em Tibau do Sul e no Parque das Dunas, em Natal.

Você pode ler também:  [ARTIGO] O que seria o novo jornalismo?

Ninfeia

A Ninféia aparece áreas alagadas com água doce, parada ou com pouca movimentação. Por isso, pode se tornar uma infestante, cobrindo grandes extensões. Em áreas perturbadas pode aumentar o número de plantas. É tida como invasora do arroz irrigado na índia e no Rio Grande do Sul. Produz flor durante a maior parte do ano, em maior quantidade durante e no final da cheia. Cada flor dura um dia. O fruto submerge e amadurece na água Elas são comuns no município de São José de Mipibu e Monte Alegre.

Jarrinha

Jarrinha é comum na Floresta Amazônica e Mata Atlântica. Além disso, ela é facilmente reconhecida quando em floração, pela forma de suas flores, pelo cheiro que exalam e as sementes das espécies desse gênero são horizontais, comumente achatadas, com endosperma e embrião pequeno. Elas são altamente especializadas, funcionando como uma armadilha que atrai e aprisiona artrópodes, como moscas, para garantir a polinização.

As moscas entram nas flores recém-abertas por um pequeno tubo e não podem sair devido aos pelos rígidos voltados para o interior. Neste estágio apenas o estigma está fértil. Somente após o amadurecimento das anteras, as moscas carregadas de grão de pólen conseguiram abandonar a flor devido a murchamento dos pelos.

Você já viu algumas dessas flores? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí