Projetos das periferias do RN estão entre os melhores do país

Projetos das periferias do RN estão entre os melhores do país

Compartilhe:

O Rio Grande do Norte se destacou na Expo Favela Innovation, encerrou a programação da etapa nacional nesta semana em São Paulo, realizada pela Favela Holding com parceria social da Central Única das Favelas (Cufa). Ao todo, portanto, foram mais de 10 projetos vindos das terras potiguares. 

Todos buscaram o objetivo em fortalecer a marca e os seus produtos, construir um networking e faturar mais com as vendas do que do modo convencional.

Top 30 dos projetos expostos

Um destaque que todos os 10 estiveram entre 30 melhores iniciativas de todo o país. Para chegar neste resultado, foi realizada uma etapa estadual, em que pela primeira vez, o Estado foi o palco para o evento que aconteceu em outubro deste ano, com uma extensa programação em Natal. 

O evento, inclusive, reuniu 220 empreendedores de áreas periféricas de diversas regiões do Brasil. Além disso, no evento, empreendedores do Rio Grande do Norte apresentaram suas inovações e iniciativas, refletindo a riqueza e a diversidade dos talentos das comunidades periféricas.

Os pequenos negócios buscam impactar ainda mais pessoas e fomentar o cenario cultural e econômico do Estado e do País.  Estes projetos em ascensão fazem parte de diferentes setores que vão da arte, tecnologia a arquitetura. O artista Martim Onirismo, que trabalha com Arte-Educação, Graffiti, Cinema, Design e Moda Streetwear, esteve entre o grupo  de representantes do RN.

Em um cenário onde a Arte se entrelaça com Empreendedorismo, minha presença como Arte-Educador e Artista Urbano em feiras de empreendedores, como a Expo Favela, não apenas enriquece o ambiente, mas também desempenha um papel crucial na valorização da cultura e na promoção de iniciativas locais. O artista urbano, muitas vezes marginalizado, encontra nesses eventos uma plataforma única para exibir suas criações e construir pontes entre a expressão artística e o empreendedorismo. Como resultado, eu me sinto honrado por levar o nome de tantos comigo.”, disse Martim.

A seguir, no entanto, você vai conhecer as 10 empresas de destaque: 

Orby, Co

Startup fundada por três jovens cientistas em 2022, inspirados pela vitória no maior hackathon da América Latina, o Hacking.Rio, a Startup Orby desenvolve soluções que automatizam e integram processos médicos.

Além disso, recebeu a aprovação nos programas Catalisa ICT, Startup NE, CentelhaRN 2, Adas Tech e Empreendedoras Tech. Também é a atual vencedora da HackBrazilda Brazil Conference at Harvard and MI. Ainda mais integra o Microsoft for Startups Founders Hub. Está entre as 10 finalistas globais do prêmio Empretec Women in Business da ONU e entre os 10 finalistas da ExpoFavela RN, e recebeu investimento do Black Founders Fund do Google for Startups. A Orby está transformando o panorama da neuromodulação com uma abordagem inovadora. Instagram: @orby.co

Você pode ler também:  Museu dos anos 80 se despede de Natal

AfroTupiAqui

AfroTupiAqui é uma plataforma/aplicativo que visa ser uma vitrine de empreendimentos e iniciativas para profissionais negros, indígenas e birraciais terem maior visibilidade no mercado. Através da plataforma, profissionais poderão cadastrar seus produtos, serviços e iniciativas. A partir de georreferenciamento, encurta tempos e movimentos de buscas e compras, além de ter acesso a planos de consumo, anúncios e publicidade na plataforma, clubes de descontos, exposições em feiras, selos de destaques, exposições em quiosques de aeroportos para destacados, e uma série de benefícios para aprimorar os  empreendimentos.

ReforAMAR

A Reforamar é uma associação sem fins lucrativos, fundada em julho de 2018. É formada por pessoas que se uniram com o propósito de transformar vidas através da reforma de casas e organizações da sociedade civil em situação de vulnerabilidade social. Realiza reformas para a entrega de um ambiente digno e seguro, mediante planejamento, a partir do envolvimento e doações de colaboradores, voluntários e parceiros.

Wendell Batista Mosaicista (WBM)

Wendell Batista Mosaicista é um artista e arte-educador que utiliza a arte do Mosaico. Possibilitando reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais descartáveis para oferecer nos Cursos e Oficinas de mosaico. Além disso, a proposta dos Cursos e Oficinas ajudam nos processos ecológicos. Incluindo produzir atrações culturais artísticas para o paisagismo urbano da cidade de Natal-RN. Em 2023 o artista e seu negócio ficou entre os top 10 do RN, no Expofavela como empreendimento de potência. Logo, entre os 30 melhores projetos a nível nacional. Instagram: @WendellBatistaMosaicista

Pedal Mix DJ

A Pedal Mix DJ, uma iniciativa impactante, idealizada pelo @djnatobr. A sua finalidade é levar um curso de DJ para as comunidades do Brasil, através de uma bike vintage sustentável equipada com som e iluminação. Ainda mais busca proporcionar oportunidades para jovens de comunidades, visto que oferece um curso de DJ acessível e de alta qualidade. Além disso, a Pedal Mix DJ também está comprometida em gerar renda para os participantes em situação de vulnerabilidade social e ambiental. 

Shopping da Ralé 

O shopping da Ralé, inspirado no espetáculo “Balé da Ralé”, é uma camisaria e estamparia que traz a finalidade o conceito de estampas afirmativas da potência da periferia. Toda a a equipe é formada por moradores da Favela do Japão gerando uma economia circular dentro da comunidade. A iniciativa busca gerar lucro para dar sustentabilidade ao projeto Balé da Ralé.

Você pode ler também:  Cinco comediantes de stand up em Natal-RN

Este último foi um iniciativa que leva cultura e educação a mais de 120 crianças da Favela do Japão.

Fábrica de inventos

A fábrica de inventos é uma produtora cultural colaborativa que desenvolve trabalhos engajados com audiovisual e linguagens urbanas. Sem contar que reúne fazedores da Cultura de diversas áreas, no seu case de produtos se destacam curtas-metragens feitos em sombra, o cordel da vila de Ponta Negra e a cabaça da criação.  Presta um importante serviço ao segmento da cultura de terreiro contribuindo com registro e oficinas de cinema, dentre os quais se destacam a oficina munícipe. Instagram: @afabricadeinventos

Projeto Grão de Mostarda

Grão de Mostarda é um grupo de mulheres oriundas da periferia, moradoras da Favela do Japão, Natal/RN, com uma ideia de negócio que visa não apenas criar produtos artesanais, mas também empoderar e capacitar mulheres em nossa comunidade, abrindo portas para o empreendedorismo social feminino. Através de oficinas de artesanato, mentorias e treinamentos, capacita mulheres locais com as habilidades necessárias para criar produtos artesanais. 

Martim Onirismo

Martim Onirismo trabalha com Arte-Educação, Graffiti, Cinema, Design e Moda Street Wear. Seu empreendimento traz processos de reciclagem e sustentabilidade, onde reutiliza latas de spray, criando itens como estojos, latas colecionáveis com pinturas autorais, reutiliza madeiras descartadas criando esculturas e telas, papelão criando marca páginas estilizados com pinturas Surrealistas, passa esse conhecimento a frente através de Oficinas em seu Ateliê, Escolas e Espaços Culturais. Ainda mais o Artista fomenta o mercado das Artes Visuais e Arte Urbana, como Curador da Exposição de Arte Urbana ‘Leilão Silencioso’ ao qual acontece no ‘SEBURUBU’, Cidade Alta, Natal-RN. Instagram: @martim_onirismo

Valentes

Valentes é uma Rede de Acolhimento, inaugurada há um ano com a meta de assistir, engajar e possibilitar o empoderamento de pontos cegos sociais.

Representando o RN pela 2° vez na Expo Favela Nacional, atua nos seguintes eixos: artes, acessórios, beleza, cosméticos naturais, cultura, educação e entretenimento, decoração, gastronomia, moda, serviços, saúde. Possui Multiplicadores em 7 estados, presente, portanto, em 4 países. Instagram: http://instagram.com/valentes.vlt

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí