@Oiaure lança o seu mais novo livro

@Oiaure lança o seu mais novo livro

Compartilhe:

“Assessoria de imprensa, bom dia”.

“Com quem eu falo?”.

“João, aqui é Lara e estou fazendo uma reportagem sobre seu livro”.

O diálogo pode ser ficcional, mas isto aconteceu muitas vezes quando ligava para a assessoria de imprensa que João Aureliano Medeiros trabalhara. Mas, pouca gente o conhece assim, mas pelo perfil do @oiaure, que tem milhares de seguidores.

Isso porque antes nos conhecíamos pelos corredores do setor 2, onde vi os primeiros esboços de Madame Xanadu, conversas sobre cultura inútil e amor pelas camisetas do Snoopy. Agora, ele está pronto para lançar mais uma personagem.

Sonhos, desenhos e memórias pintam a paisagem de Reinventando Denise (Companhia Editora Nacional), romance escrito e ilustrado pelo potiguar Aureliano Medeiros, que será lançado no próximo sábado (7) às 16h30 no Mahalila Café e Livros.

Como funciona a história

Ambientado entre Natal e Pipa, para além de entretenimento, o enredo faz refletir sobre a dificuldade que o natalense tem de conservar seus patrimônios históricos e heranças culturais.

Seu livro conta a história de Denise, uma influenciadora digital natalense que, depois de longa temporada em São Paulo, volta para o RN na intenção de reconstruir as relações que tinha antes de se mudar para a capital paulista. Diferente de Xanadu, a trama é alegre e divertida. “Denise é aquela menina popular que todos querem andar na hora do intervalo escolar”, explica o autor.

O tema “reconstrução” não aparece só de forma subjetiva, visto que uma das intenções da protagonista é remontar a estátua do Anjo Azul, criada pelo artista plástico Jordão, que por poucos anos figurou à frente da galeria de arte homônima, no bairro do Tirol, em Natal.

Você pode ler também:  “Quem ler o começo do livro vai odiar a Denise”, disse Aureliano Medeiros

Além dos escombros do anjo azul, Reinventando Denise também traz outras paisagens potiguares, como o café/sebo Mahalila e os cenários paradisíacos da praia de Pipa, com a praia do amor, a badalada avenida baía dos golfinhos e os olhos atentos dos desenhos de Rafa Santos. O sotaque e a cadência no falar dos personagens garantem uma experiência personalizada ao leitor potiguar. Já os leitores que não conhecem o Rio Grande do Norte vão terminar de ler o livro procurando passagens para comprar.

Referências de Aureliano, o @oiaure

Entre as referências, o autor passeia por Alice no País das Maravilhas, David Lynch, Caio Fernando Abreu e Elena Ferrante. Mas, ele achou importante usar a arte deles numa versão que só poderia acontecer em terras potiguares. A música também é parte fundamental da trama, com a presença de canções de Marina Lima, Kid Abelha e Chiclete com Banana. Com capa e ilustrações também criadas por Aureliano, Reinventando Denise mistura, em sua visualidade, a xilogravura da literatura de cordel. Além disso, há influência dos desenhos animados dos anos 1920, A tábua de esmeralda de Jorge Ben Jor e o cartum brasileiro dos anos 80.

“A personalidade descompassada e autêntica de Denise, as referências artísticas que consegui imprimir e, sobretudo, a ambientação em Natal faz dessa obra um veículo do meu coração. Espero que os leitores locais se identifiquem e, aos outros, desejo que sintam o ritmo da minha cidade”, enfatiza Aureliano, que naturalmente é de Mossoró, apesar de ter morado no Para e boa parte em Natal.

SERVIÇO


Lançamento de Reinventando Denise
Sábado (7/10) às 16h30
Mahalila Café & Livros

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí