Como eram os primeiros times de Natal, veja a foto a seguir

Como eram os primeiros times de Natal, veja a foto a seguir

Compartilhe:

No início do século 20, os primeiros times de futebol do Rio Grande do Norte surgiram, inclusive os de Natal. Em 1915 veio o ABC Futebol Clube, fundado em 29 de junho de 1915, na Ribeira e venceu 56 vezes o campeonato estadual. A abertura aconteceu na avenida Rio Branco, parte de trás do hoje Teatro Alberto Maranhão. O conjunto de letras era uma homenagem para Argentina, Brasil e Chile, que fizeram um pacto de não agressão neste período.

Alguns apontam que a primeira competição aconteceu em setembro contra o América e outros dizem que foi com o Natal Esporte Clube. No entanto, uma fotografia mostra a primeira formação do time. Confira.

Já o América surgiu algumas semanas, no bairro de Cidade Alta (na época o Centro e Ribeira tinha uma rixa), com 38 jovens estudantes, comerciários e funcionários públicos. A fundação aconteceu no dia 14 de julho, mesmo dia que aconteceu a Revolução Francesa. A sua primeira partida aconteceu em setembro contra o ABC. Confira a imagem do primeiro time a seguir.

E, por fim, o Alecrim surgiu meses depois, o Alecrim Futebol Clube surgiu, tendo como um dos fundadores o Café Filho, que futuramente seria Presidente da República. Eles fundaram próximo da Igreja São Pedro e seu objetivo era ajudar as crianças pobres do bairro. Entretanto, alguns apontam que a fundação pode ter acontecido depois em 1916 ou 1918.

O Alecrim FC era composto basicamente de negros e descendentes de índios, o que os expunham a todo tipo de preconceito, que aliás, era muito comum no início do desenvolvimento do esporte bretão em nosso país. Você vai ver a imagem do primeiro time a seguir.

Você já viu alguma destas fotos dos primeiros times de futebol de Natal? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí