Eleições 2018: qual a função do deputado estadual?

Eleições 2018: qual a função do deputado estadual?

Compartilhe:

Esta é a última matéria sobre a real função de cada cargo legislativo que iremos eleger nas eleições gerais deste ano. Vamos encerrar com a função de deputado estadual. 

Cada estado brasileiro é regido por uma legislação própria, além da Constituição Federal. Por isso, a importância da participação dos deputados estaduais que constituem a Assembleia Legislativa. No Rio Grande do Norte, 24 políticos serão eleitos para defenir as leis e verificar as propostas de lei vindas do Governo do Estado. 

Porém, a Assembleia Legislativa está bastante repercutida (de forma ruim, inclusive sendo manchete de sites nacionais) na mídia por conta de escândalos políticos, devido à grande quantidade de funcionários fantasmas e a falta de transparência no que diz respeito aos gastos públicos. 

Embora a República exista em menos de dois séculos. As Assembleias Legislativas do Brasil foram criadas em 1834, por força do Ato Adicional à Constituição do Império.

Nessa época, o País vivia sua primeira experiência federativa, em função do caráter descentralizador que marcou a fase inicial das Regências. Com o advento da República, as Assembleias Legislativas das Províncias foram rebatizadas com o nome de Assembleias Legislativas Estaduais. A Assembleia Legislativa representa as aspirações, as necessidades e a vontade da sociedade.

Conhecida como a casa do povo, a Assembleia Legislativa é o Poder responsável pela elaboração das Leis Estaduais, competindo-lhe fiscalizar os atos do Poder Executivo e zelar pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes.

A Assembleia da Província do Rio Grande do Norte foi instalada a 02 de fevereiro de 1835.

Assim como a Câmara Federal e o Senado, eles também tem uma Mesa Diretora, onde é eleito o Presidente da Assembleia. Assim como as Comissões, onde alguns projetos de leis são elaborados e serem encaminhados ao Plenário, no qual todos vão discutir o projeto. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí