De onde veio a expressão “Pinta”?

De onde veio a expressão “Pinta”?

Compartilhe:

Quase todo mundo de Natal já falou ou ouviu a expressão “Pinta”. O que seria? Googlando na internet, acho um link do dicionário informal dizendo que é uma das referências para o pênis. Mas, aqui em Natal o significado da palavra é totalmente diferente.

Foto acima do título: Meysa Medeiros

Quando pensamos em pintas, rapidamente associamos à essa imagem:

É um termo pejorativo aos moradores da periferia da capital do Rio Grande do Norte. Outros associam com bandas populares, como Última Hora e Grafith, conhecidas por ser admiradas por pessoas que se vestem desta forma e vão frenquentemente aos shows desse jeito.

Apesar disso é comum ver o personagem na internet, portando bermuda tactel ou da marca Cyclone, óculos espelhado e colorido, cordão no pescoço, camiseta folgada (surfista, reggae ou imitando uma marca de grife famosa) e chinelo (às vezes um tênis).

  1. Foi confundindo por um ladrão
  2. Fez algazarra

Sim, ser pinta muitas vezes é ser confundido com ladrão, principalmente por mostrarem presos em flagrantes nas delegacias vestidos desta forma. Uma atitude irresponsável da mídia, na verdade.

Mas, afinal, de onde veio a origem desta gíria? Na verdade não existe muitos estudos sobre a gíria, mas acredita-se que vem da expressão nordestina “dar a pinta”, que é uma forma de dizer que quer aparecer, querer ser apresentável, de ficar bem vestido ou ser estiloso. Como se falasse: “Fulano é boa pinta”, que quer dizer “Fulano é apresentável”.

Ainda acredita que surgiu a partir de uma ofensa à elite natalense (lê-se playboys) para aqueles que se vestiam de forma diferente dos mesmos, visto que no tempo dos meus pais o termo era sinônimo de gente alternativa ou para se referir aos maconheiros, pois para muitos da classe média alta natalense os roqueiros e as drogas estavam no mesmo balaio.

Você pode ler também:  Como é o edifício Ducal por dentro

Independente de não ter uma origem, ser pinta é uma característica não só da cidade do Natal, mas também de outras cidades do Brasil. Em Fortaleza, por exemplo, os chamam de Pirangueiro. Ou rolezeiro como dizem as pessoas de São Paulo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...