Mercado da Agricultura Familiar: Natal tem um lugar dedicado para pequenos produtores rurais

Mercado da Agricultura Familiar: Natal tem um lugar dedicado para pequenos produtores rurais

Compartilhe:

Na Avenida Capitão-Mor Gouveia há um espaço que se tornou o oásis de um bom alimento: o Mercado de Agricultura Familiar. Com suas barracas chamativas e cheias de produtos frescos, o mercado se transformou em um verdadeiro paraíso para os amantes da culinária e da agricultura local.

O espaço é de responsabilidade do Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES/RN). Sua construção aconteceu no ano de 2007, mas só entrou em funcionamento efetivamente a partir de 27 de março de 2017.

Além disso, ele também é um espaço para conhecer a produção local, além de conhecer um pouquinho dos queijos manteiga, doce de leite, queijo coalho, galinha caipira e também o belíssimo artesanato de cerâmica, fuxico e renda.

Durante minha visita, embora estivesse perto do fechamento, estava em um ambiente vibrante, repleto de sorrisos e aromas irresistíveis. O mercado oferece uma variedade de opções saudáveis ​​e deliciosas, vale a pena conhecer os pontos invisíveis da cidade.

O que é agricultura familiar

A agricultura familiar é um modelo de produção agrícola baseado no trabalho e na gestão de uma família, que utiliza predominantemente mão de obra familiar e tem a propriedade da terra como principal meio de produção. É rastreado pelo cultivo diversificado de alimentos, com técnicas tradicionais e sustentáveis, buscando a preservação dos recursos naturais.

Na agricultura familiar, os agricultores são responsáveis ​​por todas as etapas da produção, desde o plantio até a recepção dos produtos. A propriedade da terra geralmente é de tamanho reduzido, e a produção é direcionada para o consumo próprio ou para a venda direta nos mercados locais. É o que acontece com os produtos do mercado que visitamos.

Você pode ler também:  Aonde fica a Praia do Y?

Esse tipo de agricultura desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, na preservação da cultura local e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais. Além disso, promove a sustentabilidade ambiental, pois utiliza práticas agrícolas de baixo impacto, como a diversificação de culturas, o manejo agroecológico e a preservação dos recursos naturais.

Produção de mais de três gerações

Conversei com alguns produtores, logo pude perceber a paixão que eles têm pelo que fazem. Inclusive, do orgulho de continuar um trabalho que passa por mais de quatro gerações.

Sem contar que eles compartilham histórias sobre suas técnicas de cultivo, enfatizando a importância de preservar o campo e fornecer alimentos limpos para a comunidade. Ainda mais é uma forma de gerar e emprego, além de continuar as raízes de seu povo.

Essa preocupação com a qualidade e a origem dos alimentos conquistou a confiança dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes dos benefícios de uma alimentação tradicional.

Além disso, o Mercado de Agricultura Familiar se tornou um espaço onde as pessoas se reunem para almoçar ouvindo um forró pé de serra. Sem contar que promove eventos e oficinas, incentivando o aprendizado sobre práticas agrícolas.

Resumo da minha experiência

A visita ao Mercado de Agricultura Familiar foi uma experiência inspiradora. Lembrou-me da importância de apoiar e apoiar os cultivos locais, confiantes para um futuro mais sustentável e saudável.

Sem contar que foi uma das poucas vezes que tive a nostalgia da minha infância. Visitando o sítio dos meus avós, visto que comia queijo manteiga, via a palma que meu avô usava para alimentar o gado, também era o espaço onde experimentava alimentos temperados na manteiga de garrafa e alimentar de um bom doce de leite caseiro.

Você pode ler também:  Chico Antônio sendo homenagem nas ruas de Natal

Em resumo, o Mercado de Agricultura Familiar se estabeleceu como um ponto de referência para aqueles que desejam uma alimentação mais consciente e saborosa. Com produtos frescos e cultivados de forma sustentável, o mercado se tornou uma inspiração para a comunidade. Logo, promovendo um estilo de vida saudável e incentivando a valorização da produção local, mostrando como é bom ser Nordestino.

Claro que tiramos fotos do Mercado de Agricultura Familiar

Realizamos os diferentes registros do espaço, que faz questão de valorizar as raízes nordestinas, desde o muro grafitado até em sua decoração. Além disso, o horário de funcionamento acontece de segunda a sábado das 6h às 14h.

Confira as fotos, portanto, a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí