Festival Mada faz ação em mais de 15 escolas em Natal

Festival Mada faz ação em mais de 15 escolas em Natal

Compartilhe:

O Festival Música Alimento da Alma, o Mada, está há duas décadas mostrando artistas locais e novas bandas do alternativo. Além dos palcos, eles querem mostrar essas bandas nas principais escolas de Natal. Por isso, rola a terceira edição a partir desta quinta-feira (16) do Mada faz escola.

Consiste simplesmente em um projeto social que atua em 15 escolas nas quatro zonas da rede pública da capital do Rio Grande do Norte. 

“Em cada escola recebemos sempre dois artistas, que batem um papo com os jovens estudantes e ilustram o papo sonoramente executando suas músicas.”.

disse Nathália Santana, líder da Pinote Produções, que está ajudando a organizar o projeto socioeducacional.

Realizado via Itaú e Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto está inserido no artigo 18, que pontua que a ação musical deve ser do gênero instrumental, portanto as atrações convidadas são deste segmento.

Quem vai para as escolas

Dentre os representantes da música eletrônica estão Brisa, DJ Samir, Gabriel Souto, Pajux, Tinoc, Um2, além de Elisa Bacche que mistura timbres eletrônicos com percussão ao vivo. Já aqueles que ficam entre o clássico e o popular são Jow Ferreira Trio, Tiquinha Rodrigues e Pau e Lata. Priscila Matos levanta a bandeira do choro, enquanto Jubileu Filho vai levar a música instrumental brasileira para as escolas de Natal.

Fechando este grande time, o Frevo do Xico vai falar sobre um dos mais importantes ritmos do Nordeste, enquanto Cajú com Jazz traz os acordes deste elegante gênero e Eduardo Taufic representa o piano popular. 

Qual o objetivo do evento?

A ideia é justamente trabalhar com artistas de diferentes frentes para poder compor um alcance mais democrático, inclusivo, e de interesse popular.

Vale ressaltar que uma das preocupações da direção é levantar discussões que tratam a sustentabilidade também como ponto central e de grande importância a ser discutido. Inclusive ao final da temporada, serão selecionadas duas escolas para receberem a aula sobre “instrumentos reciclados”, com o grupo Pau e Lata.

Programação completa do Mada Faz Escola

A programação dá início no dia 16, na E. E. Jorge Fernandes, com Priscila Matos e Tinoc.

Na semana seguinte, no dia 23, Frevo do Xico e Pajux vão marcar presença na E. E. Rômulo Wanderley. 

No dia 28, será a vez da E. E. Varela Barca com Pau e Lata e Pajux. No dia 29, na E. E. Jean Mermoz, com Cajú com Jazz e Dj Samir. No dia 30, na E. E. Prof. Dulce Wanderley, com Jubileu Filho e Pajux. E, para fechar a semana, Tiquinha Rodrigues e Elisa Bacche estarão pela manhã na E. E. Desembargador Régulo Tinôco. 

Em abril, o projeto vai para a E. E. Desembargador Floriano Cavalcanti com Eduardo Taufic e Um2, no dia 4. Já no dia seguinte, Jow Ferreira Trio e Gabriel Souto estarão na E. E. Prof. Edgar Barbosa. Eduardo Taufic e Brisa realizam a última ação da semana na E. E. Winston Churchill. 

No dia 18, Priscila Matos e Elisa Bacche estarão na E. E. Berilo Wanderley, enquanto Jubileu Filho e Um2 marcarão presença no Instituto Ary Parreiras no dia seguinte. Tiquinha Rodrigues e Dj Samir finalizam a semana no Instituto Padre Miguelinho. 

Em maio, no dia 2, tem Frevo do Xico e Tinoc na E. E. Lauro de Castro. No dia seguinte, na E. E. Ferreira Itajubá, estarão Pau e lata e Brisa e, no dia 4, Cajú com Jazz e Gabriel Souto na E. E. Almirante Newton Braga de Faria. 

Nos dias 16 e 17 de maio, para encerrar a terceira edição do projeto, acontecerão Oficinas de instrumentos musicais reciclados com Pau e Lata. 

Tendo como pauta principal a cultura e educação, o MADA Faz Escola promove a difusão musical, incentivo aos artistas potiguares e formação e ampliação de platéia entre o público de jovens estudantes.

Edição de 25 anos

Com datas marcadas para 13 e 14 de Outubro no Arena das Dunas, o Festival MADA prepara uma grande festa para celebrar os 25 anos. Margareth Menezes, Liniker e Luedji Luna são as primeiras atrações confirmadas e em breve, mais nomes serão revelados. A novidade para este ano é que a ocupação do gramado será completa, o que vai proporcionar uma circulação ainda maior do público que ano passado esgotou os ingressos, somando 25 mil pessoas. Os ingressos do primeiro lote vão de R$80 a R$400 e já estão disponíveis aqui

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí