Como a Caern distribui água para os bairros de Natal

Como a Caern distribui água para os bairros de Natal

Compartilhe:

Hoje é o Dia Mundial da Água, 22 de março, período que conscientizamos sobre proteger. Por isso, muita gente acha que a água de Natal vem do rio Potengi, mas não é bem assim. Devido a alta poluição, os recursos hídricos de Natal vem a partir de outros rios que formam lagoas para que depois venha passar por uma série de etapas para poder ficar limpinha e pronta para a gente utilizar.

Por isso, vamos explicar todo o caminho que a água que tomamos banho, cozinhamos e, por fim, outras utilidades chega nas nossas torneiras. E, o mais importante, não desperdice este recurso importante!

Quem é responsável pela distribuição de água?

A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) é responsável por coletar, cuidar e distribuir água aos três milhões de moradores do Rio Grande do Norte. Em Natal, portanto, não seria diferente, pois são responsáveis em tratar o esgoto, distribuir água, ajeitar as tubulações e detectar algum vazamento de água.

Como a água é distribuída aos natalenses?

A companhia retira a água a partir de duas lagoas, a de Extremoz (Subsistema Norte) e do Jiqui (Subsistema Sul), além de coletar águas no lençol freático que fica abaixo das nossas dunas. Todo o recurso hídrico que vem das lagoas são coletadas a partir de um motor-bomba que vai para a Estação de Tratamento. Na verdade, são duas estações, cada uma fica nas margens das lagoas.

O que acontece na Estação de Tratamento?

Como o nome já diz, a água receberá um tratamento para que seja própria ao consumo humano. É nesta etapa que água recebe coagulação química, floculação, decantação, filtração e desinfecção. O procedimento acontece 24 horas por dia.

Você pode ler também:  Caern vai isentar conta de água para baixa renda na quarentena

E como a água dos lençóis freáticos recebe o tratamento?

A água vinda de aquíferos tem o armazenamento em poços e alguns lançam diretamente em rede distribuição ou armazena em Câmaras de Reunião e Tratamento, cujo objetivo é diluir a quantidade de nitrato e aplicar cloro e flúor. Além disso, somente em Natal tem 11 câmaras.

E depois deste tratamento?

A água após ser tratada, é colocada dentro dos padrões de potabilidade para ser distribuída em adutoras, responsável pela conexão das demais unidades estruturais. Ainda mais pode ser considerado um elemento de suma relevância para o fluxo da água, da captação até a distribuição. 

E como é a distribuição para cada bairro?

Diferente do mapa político de Natal, a Caern leva em consideração somente a separação da cidade pelo rio Potengi. Ou seja, a Lagoa de Extremoz só distribui água aos bairros da zona Norte e a do Jiqui, por conseguinte, aqueles ficam na zona Leste, Oeste e Sul. 

Uma curiosidade é que boa parte da água da Lagoa do Jiqui vai para os bairros da zona Sul, onde os moradores consomem frequentemente mais de 15 milhões de metros cúbicos por mês. 

Todos estes dados eu coletei, portanto, a partir do artigo de Bruno Lopes da Silva, Adriano Lima Troleis e Diogo Santos de Moura. Eles são geógrafos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com publicação em 2015.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí