Onde fica a Lagoa do Jiqui?

Onde fica a Lagoa do Jiqui?

Compartilhe:

Quando se refere ao Jiqui é uma referência ao conjunto Parque do Jiqui, que fica em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, região Metropolitana de Natal. Antigamente, era o local que definia a fronteira onde era Natal e Parnamirim, além de receber este nome por ser o local mais próximo da Lagoa do Jiqui. É uma bacia hidrográfica que ajuda fornecer água potável, portanto, para boa parte da população de Natal e Parnamirim.

A zona Sul de Natal, por exemplo, recebe 22% da água do Jiqui. Já o restante da água abastece poços tubulares, para que os moradores dos bairros da zona Leste recebam água. Além disso, boa parte de suas águas são alimentadas pelo rio Pitimbu e do riacho Taborda.

A Lagoa do antigo Makro é a Lagoa do Jiqui? Não!

Não, a lagoa próxima ao antigo Makro, em Neópolis, é uma outra lagoa de captação, no qual recebe as águas da Lagoa do Jiqui a partir de uma adutora e depois vai à  estação de tratamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Para evitar as confusões, muitos jornalistas a chamam de Lagoa do Makro, uma vez que é referência por ficar em volta ao antigo atacarejo de mesmo nome.

Foto: Tribuna do Norte.

Tem o conjunto Jiqui em Natal e o Parque do Jiqui em Parnamirim

Para desatar o nó de vez, existem dois conjuntos Jiqui famosos e são comuns nos noticiários. Em Neópolis, zona Sul de Natal existe o conjunto Jiqui, inaugurado em 1975. Objetivo era expandir a capital potiguar. O conjunto Jiqui recebe este nome porque a avenida Ayrton Senna, antes de receber este nome, se chamava Estrada do Jiqui. Era o caminho que levava a Lagoa do Jiqui onde hoje fica em Parnamirim.

Você pode ler também:  Fábrica T. Barreto instalou uma caixa d’água de calça na década de 70

Posteriormente, em Neópolis, surgiram o conjunto Pirangi (1980), Jardim Botânico (1982), conjunto habitacional Parque das Pedras, conjunto habitacional Parque dos Rios e Serrambi IV (1985), dentre outros.

Ainda mais tem o bairro Parque do Jiqui, em Parnamirim. O bairro, localizado entre Nova Parnamirim e Barreira do Inferno, faz fronteira pelo rio Jiqui com a Cophab. Lá onde fica o Jiqui Country Club, um dos tradicionais clubes da região, com piscinas, restaurantes, salões de festa e também aulas de equitação. Sem contar que a região do Parque do Jiqui é cheio de fazendas e granjas próximos das margens da Lagoa do Jiqui.

Observe o mapa a seguir onde mostra a Lagoa do Jiqui:

Poluição está destruindo a lagoa

A lagoa faz parte da Bacia Hidrográfica do Pitimbu, cujo rio de mesmo nome sofre com o assoreamento acentuado, poluição histórica e, por conseguinte, construções irregulares no estuário.

As águas carreadas pelo Rio Pitimbu, do seu nascedouro até desembocar na Lagoa do Jiqui, levam consigo restos de todo tipo de dejeto. O Rio Pitimbu corta, em 36 quilômetros de extensão, três municípios – Natal, Parnamirim e Macaíba.

Atualmente, o sistema de abastecimento de água potável em Natal é feito da seguinte forma: 30% oriundos da Lagoa do Jiqui, para a zona Sul da capital; Lagoa de Extremoz, para quase 100% da zona Norte e mais 98 poços tubulares para complementar os abastecimentos das zonas Norte e Sul, e garantir os das regiões Leste e Oeste.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...