Dia: 27 de março de 2019

  • Na Praça do Floca, Eco Praça promoverá evento voltado para sustentabilidade

    Na Praça do Floca, Eco Praça promoverá evento voltado para sustentabilidade

    Em frente ao colégio Floriano Cavalcanti, conhecido como Floca, no conjunto Mirassol, haverá um debate sobre o desenvolvimento sustentabilidade no Eco Praça, que acontecerá no próximo fim de semana, 30 e 31 de março. O projeto Eco Praça é um movimento sociocultural de ocupação e ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental, esporte e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e transformação desses espaços.

    A edição Sustentabilidade começa participando da Hora do Planeta, iniciativa mundial organizada pela WWF, que promove um ato simbólico de apagar as luzes por uma hora a cada ano para fazer uma pausa e refletir sobre como a natureza está conectada às nossas vidas e acontece, simultaneamente, em mais de 180 países. 

    Esse tema também percorrerá em mais duas edições os municípios de  Tibau do Sul e Parnamirim. Esse é o segundo ano consecutivo que o projeto conta com o patrocínio da Cosern e do Instituto Neonergia, por meio da Lei de Incentivo Câmara Cascudo. A renovação dessa parceria significa que o Eco Praça é reconhecido como uma iniciativa que promove ações que reforçam os costumes e cultura locais e dissemina valores socioambientais que estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas.

    A programação do sábado será toda voltada para a Hora do Planeta e começa, a partir das 18h, com o DJ Guilas, seguida de uma conversa sobre Ativismo e Sustentabilidade com Francisco Iglesias, presidente da ONG Amigos da Natureza, GiGio Almeida, mestre em Dinâmica Socioambiental da GG Artes Espaciais, Haroldo Mota, da  ONG Baobá, e Kaleb Melo, da ONG Climate Reality. Das 20h30 às 21h30, período do apagar das luzes, o Eco Praça  promove um momento de relaxamento e meditação por meio da yoga, com o professor Marcelo Kramer.

    No domingo, as atividades começam, a partir das 9h30, com a Biodanza da facilitadora Isis Castro, seguida de uma Oficina de Introdução à Permacultura com Rodri Nazca, da Mandala Nômade. Iniciando a tarde, as set lists dos DJs Camarão Nativo e Samir trazem diversidade e sonoridade musical. Às 15h30, acontece um mutirão de agricultura urbana, seguido de um momento de brincadeiras populares com o grupo Realize.

    A Sociedade Vegetariana Brasileira – Núcleo Natal promove às 17h uma reunião sobre direitos dos animais e no mesmo horário as risadas são garantidas com a apresentação do espetáculo Combo, da Tropa Trupe. Em seguida haverá um momento de integração unindo yoga, mantras e meditação com o Projeto Terapêutico Camomila Chá. E fechando a primeira edição do Eco Praça – Sustentabilidade os shows dos grupos Mahmed e Pedras. Como em todo Eco Praça, durante todo o evento será realizada uma Feira de Economia Criativa e a adoção de plantas.

    Além de ter sido contemplado pelo Programa de Patrocínios da Cosern – Instituto Neoenergia, por meio da Fundação José Augusto e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Eco Praça também conta com o apoio da Prefeitura de Natal e Prefeitura de Parnamirim via Fundação Parnamirim de Cultura.

    A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

     

    Serviço:

    Eco Praça – Hora do Planeta e Sustentabilidade

    30 e 31 de março

    Sábado Hora do Planeta – 18h00 às 21h30

    Domingo – 9h30 às 21h30

    Praça do Floca  – Mirassol (em frente a Escola Estadual Floriano Cavalcanti)

    Confira a programação do Eco Praça

    Sábado – Dia 29/03

    18h00 – Abertura – Dj Guilas

    19h00 – Conversa – Ativismo e Sustentabilidade – Francisco Iglesias, presidente da ONG Amigos da Natureza, GiGio Almeida, mestre em Dinâmica Socioambiental da GG Artes Espaciais, Haroldo Mota, da  ONG Baobá, e Kaleb Melo, da ONG Climate Reality.

    20h30 –  Hora do Planeta e Yoga – Marcelo Kramer

     

    Domingo – Dia 30/03

    09h30 – Biodanza – Isis De Castro

    10h00 – Introdução a Permacultura – Mandala Nômade

    12h00 – Dj Russo

    15h00 – Dj Samir

    15h30 – Mutirão de Agricultura Urbana

    16h00 – Brincadeiras Populares – Grupo Realize

    17h00 – Reunião dos Direitos dos Animais – SVB – Núcleo Natal

    17h00 – Espetáculo Combo – Tropa Trupe

    18h00 – Camomila Chá

    19h15 – Mahmed

    20h15 – Pedras

    Feira De Economia Criativa

    Adoção De Plantas