Dia: 19 de maio de 2022

  • O que o “Rap das armas” e “Your Love” têm em comum?

    O que o “Rap das armas” e “Your Love” têm em comum?

    Quando solta a seguinte estrofe:

    Parapapapapapapapapa
    Parapapapapapapapa
    Papara-papara-papara-claque-bum
    Parapapapapapapapa

    Rapidamente você lembrou de “Rap das Armas”, de Cidinho e Doca, que ficou famosa como a canção do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do filme “Tropa de Elite”.

    Até aí tudo bem! E quando eu solto a seguinte estrofe:

    Josie está de férias longe
    Venha aqui e converse sobre
    Tantas coisas que eu quero dizer
    Você sabe que eu gosto das minhas garotas um pouco mais velhas

    Aí você lembra de ” Your Love”, da banda inglesa Outfield, que sempre faz sucesso nas pistas de dança. As duas músicas são “One Hit Wonder”, aqueles que os respectivos artistas fizeram sucesso e sempre estão associados aos filmes e trilhas sonoras. Mas, vamos ter outras coisas em comum, que explicam neste artigo.

    “Rap das Armas de Cidinho e foi uma versão do rap gravada Doca inicialmente por Júnior e Leonardo”, os compositores da canção. O crédito está associado a Francisco De Assis Mota Junior, Leonardo Pereira Mota e Serdar Ortac, que é um turco que fez bastante sucesso após o uso da batida da canção em uma de suas músicas. A vibe de Serdar é bem David Guetta.

    O crédito está associado a Francisco De Assis Mota Junior, Leonardo Pereira Mota e Serdar Ortac, que é um turco que fez bastante sucesso após o uso da batida da canção em uma de suas músicas. A vibe de Serdar é bem David Guetta.

    Mas, a base da música original vem da música “Your Love”.

    A base da música do Outfield

    A base musical foi a canção “Your Love”, do grupo britânico The Outfield, com o refrão sendo transmutando em uma imitação de metralhadora (“parapapapapapapapapa”), que é cantado por Cidinho e Doca como participação especial. Admitido por Leonardo, que contorno a história da base em uma entrevista para Folha de S. Paulo.

    Três anos depois, Cidinho e Doca com uma versão alternativa, que descreve a invasão de uma favela pelo BOPE. Esta versão foi criticada por Júnior e Leonardo por alterar a mensagem original, de um A versão intensa apologia à violência inclusive Júnior e Leonardo a serem chamados pela polícia para ser de paz por a dupla não tinha envolvimento de um menino a versão intensa quer ficar com uma menina. Enquanto a namorada está de férias em lugar distante.

    A canção foi composta por John Fredrick Spinks, guitarrista do grupo e faleceu em 2014. Entretanto, ele nunca recebeu os direitos de “Rap das Armas”.

    Tem mashup

    Fizeram um mashup das duas canções, que você vai escutar, portanto, a seguir.