O que significa a expressão Papa-Jerimum?

O que significa a expressão Papa-Jerimum?

Compartilhe:

Jerimum é o nome que conhecemos da fruta que muitos chamam de abóbora, bastante conhecida nas festas de Halloween e utilizamos para muitas de nossas receitas tradicionais do Rio Grande do Norte. Quem nasce neste estado é chamado de norte-riograndense ou potiguar, que em tupi significa “comedor de camarão”. Mas, você sabe o porquê de alguns chamarem os natalenses de papa-jerimum? Não? Nós vamos te explicar.

De acordo com o Wikipedia:

Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos gêneros:

Abobra – uma única espécie, nativa da América do Sul
Cucurbita – género que inclui os tipos de abóbora mais comuns e a abobrinha (courgette/zucchini).

Reza a lenda que o apelido papa jerimum vem de uma suposição que um tal presidente da província haveria pago ao funcionalismo público com jerimuns ao invés de moedas.

De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, todavia, afirma que o presidente de província Lopo Joaquim de Almeida Henriques, que administrou de 30 de agosto de 1802 a 19 de fevereiro de 1806, mandou fazer roçados de mandioca e melancias e com elas pagara “possivelmente” aos funcionários públicos com essas espécies.

No ano de 1906, a primeira versão do Jornal Diário de Natal, na coluna intitulada “De meu canto”, o autor sob pseudônimo “Neto”, publicou a pretensão do então governador Pedro Velho de pagar aos funcionários com salários em atraso, com jerimuns, fazendo alusão ao presidente de província Lopo Joaquim, citado anteriormente. Nesta coluna, o autor acusa o governador de plantar jerimuns nos jardins públicos da cidade.

Você pode ler também:  Cinco coisas que você faz na Praça de Alimentação do Midway

Apesar da origem ter uma história, digamos, “engraçada”, nenhum historiador confirmou a veracidade da história da expressão. Portanto, ninguém se sabe e ainda é só uma lenda.

O pessoal pouco utiliza expressão para se referir aos quem nasceram na capital do Rio Grande do Norte, apesar de que muitos tentam sempre relembrar deste gentílico curioso. A maioria dos políticos e jornalistas utilizam o termo “natalense” para afirmar quem nasceu na cidade do Natal.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “O que significa a expressão Papa-Jerimum?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí