No século XV, uma igreja foi erguida onde hoje chamamos de a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como a antiga Catedral de Natal, que vamos contar a sua história no segundo episódio do Pod Brechar. O projeto foi contemplado pelo edital do Sesc Cultural 2022, na categoria Pluralidade das Artes, agora vamos para a vinheta.
A construção começou em 1599, um ano depois da fundação da cidade. Por falar em Natal, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal. O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.
E passou por vários reparos ao longo dos anos. Acredita-se ser uma capela de planta regular, segundo as palavras de Jeanne Fonseca Leite, com uma única entrada de acesso. Uma curiosidade é que foi uma das poucas igrejas construídas no século 17. Vale lembrar que Natal foi a quinta cidade a ser fundada no Brasil.
Sabia que a última reforma aconteceu apenas na década de 90? A Prefeitura do Natal resolveu fazer um plano de reestruturar a fachada parecida a versão quando foi reconstruída após a demolição dos holandeses. E em 1994 especialistas em restauração, liderados por Paulo Tadeu de Souza Albuquerque, retomaram a aparência original de dentro e de fora da igreja. As obras só foram finalizadas em 1995 e atualmente é possível visualizar as características coloniais como o seu aspecto mais limpo sem adornos e seus traços mais retos, até os esquemas de cores originais, branco e amarelo, foram restauradas.
Neste post vamos mostrar as fotos atuais que tiramos durante a gravação do podcast e as fotos antigas para mostrar o quanto evoluiu ao longo dos anos.
Jornalismo Gonzo desenvolvido desde 2015 no Rio Grande do Norte. Layout desenvolvido por Lara Paiva. Todos os direitos reservados.
Você precisa fazer login para comentar.