Antes e Depois da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação
Compartilhe :

No século XV, uma igreja foi erguida onde hoje chamamos de a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como a antiga Catedral de Natal, que vamos contar a sua história no segundo episódio do Pod Brechar. O projeto foi contemplado pelo edital do Sesc Cultural 2022, na categoria Pluralidade das Artes, agora vamos para a vinheta. 

A construção começou em 1599, um ano depois da fundação da cidade. Por falar em Natal, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal. O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

E passou por vários reparos ao longo dos anos. Acredita-se ser uma capela de planta regular, segundo as palavras de Jeanne Fonseca Leite, com uma única entrada de acesso. Uma curiosidade é que foi uma das poucas igrejas construídas no século 17. Vale lembrar que Natal foi a quinta cidade a ser fundada no Brasil. 

Sabia que a última reforma aconteceu apenas na década de 90? A Prefeitura do Natal resolveu fazer um plano de reestruturar a fachada parecida a versão quando foi reconstruída após a demolição dos holandeses. E em 1994 especialistas em restauração, liderados por Paulo Tadeu de Souza Albuquerque, retomaram a aparência original de dentro e de fora da igreja. As obras só foram finalizadas em 1995 e atualmente é possível visualizar as características coloniais como o seu aspecto mais limpo sem adornos e seus traços mais retos, até os esquemas de cores originais, branco e amarelo, foram restauradas.

Neste post vamos mostrar as fotos atuais que tiramos durante a gravação do podcast e as fotos antigas para mostrar o quanto evoluiu ao longo dos anos. 

 

Visita da equipe do Brechando

Fotos antigas da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação

Comparação