Locadoras de filmes ainda existem e mais fortes!

Locadoras de filmes ainda existem e mais fortes!

Compartilhe:

Andando pela Prudente de Morais neste sábado (4), eu vejo vários prédios comerciais e antigos cheios com placa de aluga-se. “Deve ser por conta da crise”, penso. Mas, no meio destes imóveis existe uma lojinha que está firme e forte. Na verdade é uma locadora de filmes. Sim, como nos velhos tempos, no qual a gente se deliciava olhando Fita de Vídeo ou DVD para saber qual que a gente assistiria em casa e depois devolvia.

Como assim? No meio de torrents e sites via Streaming, várias locadoras de Natal ainda estão na luta. É o caso da Video Laser, que está no mercado há 27 anos e sempre se modernizando. Sabia que ela tem uma fanpage no Facebook? Ele é atualizado e está sempre procurando saber o que rola por meio da internet. “Acredito que as pessoas ainda vão às locadoras pelo amor ao cinema. Se tu gostas de um filme, vais procurar o original, não a pirataria”, disse a Dona Fátima, gerente da locadora, que está disposta em atender o pessoal, mesmo sendo um fim de tarde do sábado, perto de terminar o expediente.

Fátima disse que os verdadeiros cinéfilos (aqueles fissurados em filmes) correm atrás, “de verdade”, dos clássicos e aqui tem os filmes originais que não são encontrados facilmente em lojas normais ou internet. “Alguns procuram comprar os nossos DVDs”, falou a gerente, comentando que um dos serviços oferecidos na loja é a venda de DVD a partir de 10 reais. Lá incluem clássicos, como “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola, mas também no seu catálogo há grandes filmes nacionais, tipo o “Mauá – O Imperador e o Rei”, conta a história do Visconde que lutara para começar o processo de industrialização em um Brasil dominada pela agropecuária.

Você pode ler também:  Cinco ruas com nomes de escritores em Natal

Como falei anteriormente, eles não estão atrasados sobre os filmes e séries do momento, tem um box de Game of Thrones inteirinho para alugar. Ainda tem novelas e mini-séries nacionais. Só para ter noção de como a loja é movimentada, eles possuem uma lista dos filmes mais alugados e o campeão, até o momento, é o Jason Bourne, estrelado pelo ator Matt Damon.

“Não gosto deste termo que a gente está sobrevivendo, parece que as locadoras morreram e não existem mais”, lamentou a dona Fátima.

(Fotos: Lara Paiva)

O movimento ainda continua. Quando eu cheguei, uma cliente estava saindo com o filho em busca de um filme infanto-juvenil. “A mãe estava procurando um DVD Infantil para que o garoto conheça o mundo dos filmes e estavam bastante em dúvida”, comentou a dona Fátima, conversando comigo e ao mesmo tempo vendo um DVD de uma das turnês da cantora Beyoncé.

Rapidamente o nosso assunto mudou para Oscar e falamos da gafe que aconteceu quando foi anunciado “Melhor Filme do Ano”, a mais importante categoria da premiação. “Reconheço que o Oscar é mais política do que avaliar quais são os bons filmes, de fato. Nesse ano, no entanto, tinha filmes muito bons. Acho inaceitável um evento de grande porte como esse cometa um erro tão crasso. Foi ruim para Moonlight e La La Land e para Academia. Eles deveriam ter dado o prêmio para La La Land, eles rejuvenesceram os musicais”, contou a gerente, mostrando que entende de cinema e falando dos vencedores deste ano, como “Esquadrão Suicida”, que ganhou como “Melhor Maquiagem”.

Eles estão por dentro das novidades, como “Julieta”, do Pedro Almodóvar e os sucessos da Marvel.

A ida para uma locadora mostrou que é possível nadar contra os tubarões, basta modernizar, conhecer as produções e gostar do que faz. Ou seja, ser um Netflix físico, que fique presente nas ruas e esteja pronto para aquele ombro amigo. Afinal, o que seria do Netflix sem as locadoras?

Tags

Commente aqui

4 respostas para “Locadoras de filmes ainda existem e mais fortes!”

  1. Paula Silveira

    Parece que as pessoas tem prazer em matar as vídeo locadoras!!!!! Tem muita gente que amá frequentar vídeo locadoras sim!!!!
    Os arrogantes em relação às vídeo locadoras consomem produtos piratas!!!! Afinal Netflix nem se compara a uma vídeo locadora! TV a cabo chata e repititiva!

  2. Boa noite. Meu TCC será sobre este assunto, motivada por ver em minha cidade uma vídeo locadora que eu frequentava há muitos anos ainda funcionando.

  3. Acho que morrer, não morrem. Mas virarão sebos. Se não se reinventarem, fecham. A matéria é muito “positivazinha”. As locadoras mal se seguram em pé hoje, praticamente lucram pra se manter, graças a um público fiel, mas cada vez menor.

    1. Vinícius De Luca

      Mesmo lendo esse post em 2023, fiquei muito feliz e me senti muito bem. Sou naturalmente nostálgico e agradeço por esses minutos de paz mental em que pude voltar a época de ouro que as locadoras existiam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí