Dia: 8 de janeiro de 2026

  • Mundo Zira: conhecendo a literatura infantojuvenil com interação digital

    Mundo Zira: conhecendo a literatura infantojuvenil com interação digital

    Os primeiros dias de 2026 não foram para amadores. Só olhar os jornais de todo o Brasil que vocês entenderão o que estou falando. Mas, eu quero falar que ainda dá tempo de se alienar e resgatar o seu lado criança. Estou falando do Mundo Zira, que está em exposição em Natal, no Museu da Rampa, bairro de Santos Reis.

    A atividade consiste simplesmente em conhecer a obra do autor e desenhista Ziraldo por meio de atividades de interação acerca de sua obra literária, além de ser uma ótima oportunidade conhecer a biografia do artista.

    Como foi a exposição

    A exposição começa com o guia fazendo uma rápida introdução de quem foi Ziraldo, sua biografia e coleção de obras. Posteriormente, mostraram quais foram os seus livros divulgados e as atividades que serão vistas, além das regras o que pode e não pode fazer.

    Após abrir as portas, há vários compartimentos destinado para cada livro de Ziraldo.

    Lá você pode “reger uma orquestra” para ler o livro Flicts, o primeiro do artista, uma vez que a obra teve trilha sonora criada pelo compositor Sérgio Ricardo (aquele do Beto Bom de Bola). Alterar os diálogos do quadrinho “Menino dos Planetas”.

    • Mundo de Zira

    Colorir as artes dos livros do artista por meio de telas de touch screen. Além disso, você pode participar do quebra-cabeça com personagens de “O Menino Maluquinho” e participar de um jogo interativo com “A Turma do Pererê”.

    Sem contar que tem um cantinho da leitura para ler todos os livros de Ziraldo.

    O foco da exposição era mostrar a literatura infantojuvenil de Ziraldo, ignorando a sua carreira “mais adulta”, como a revista “O Pasquim”.

    Ainda dá tempo de ir

    Embora a exposição seja gratuita, os visitantes precisam reservar o horário para poder assistir com a sua família. Quando chegar, apresentar o ingresso e se divertir.

    Para reservar é só acessar, portanto, aqui.

    Quem foi Ziraldo

    Ziraldo Alves Pinto era natural da cidade mineira de Caratinga, nasceu em 24 de outubro de 1932 e formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Embora seja advogado, ele começou a sua carreira como jornalista.

    Começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), em 1954, com uma coluna dedicada ao humor. Ganhou notoriedade nacional ao se estabelecer na revista O Cruzeiro em 1957 e, posteriormente, no Jornal do Brasil, em 1963.

    Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, A Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzidas no Brasil.

    Foi fundador e posteriormente diretor do periódico “O Pasquim”, tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.[9]

    Em 1980 lançou o livro “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.