Estava navegando as redes sociais, quando colegas que gostam de pesquisar sobre cinema de rua postou uma foto mostrando o possível fechamento do Cine França, na avenida Vigário Bartolomeu, na Cidade Alta.
Quem passar na região, o antigo prédio vai estar com as paredes e janelas fechadas com tijolo e concreto. Rapidamente, veio questionamento se realmente fechou ou não.
Então, o Brechando resolveu ir a campo para saber por onde anda o cinema mais curioso de Natal. Entrevistando de forma informal os frequentadores do bairro, eles responderam o novo endereço.
Continua na mesma rua
Não! O Cine França não fechou as portas, apenas mudou de endereço, ainda está na Vigário Bartolomeu, perto do Bar do Nélio, antigo Bar do Pedrinho, na rua lateral do camelódromo. Veja a imagem a seguir:

O motivo de sua mudança, segundo lojistas e moradores do bairro, foi o fato que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) comprou todas as casas do quarteirão que fica na rua de trás do Palácio José Augusto para ampliar o seu espaço.
O que é Cine França?
O Cine França é o único cinema de rua, ter duas unidades no Centro de Natal e ainda mais exibir pornografia bem no coração do Beco da Lama. Mas, qual a diferença entre ele e os cinemas exibidos no shopping? Nenhuma!
Inicialmente, seu nome era Cine Papai, mas apenas em meados da década de 2010 que mudou para seu atual nome. A maioria de seus frequentadores são homens eram pessoas entre 30 a 50 anos, sempre saindo com um olhar desconfiado.
Diferentemente dos cinemas de shopping, o Cine França parece assumir que a pegação está válida.
Com as luzes vermelhas iluminando as janelas, aquele ambiente meio Peep Show e meio cinema de cidade do interior. Gente entrando e saindo, além de transeuntes na calçada. Enquanto isso, estava em um sebo próximo de lá e perguntava se era bastante movimentado ou algo do tipo. Todo mundo sabe que é um cinema pornô, mesmo que tenha uma sinalização de não parecer que exibir este gênero.
O Brechando já escreveu uma matéria para descrever um pouco de como foi “entrar” neste espaço, mesmo que seja para comprar uma cerveja.


