Potiguar desenvolve uma pesquisa para ajudar artistas a não ter problemas com a Receita Federal ao declarar o Imposto de Renda. Sabemos que abril está longe ainda, mas a Mudernage desenvolveu uma pesquisa chamada “Edital de Concurso Artístico-Cultural e o Imposto de Renda: Quem somos nós nessa relação?”.
A ideia vem da produtora cultural e pesquisadora Scilla Gabel, como contrapartida social aos recursos recebidos para a realização da pesquisa.
Scilla Gabel tem qualificação em Ciência da Informação e Contabilidade, focada na gestão de projetos culturais. Com ampla experiência em assessoria fisco-financeira, já atuou em instituições como UFRN, IFRN, Sebrae-RN e como secretária executiva do Programa Djalma Maranhão, lei de incentivo à cultura da cidade do Natal.
A metodologia aplicada vem de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, assim como as regras acerca do assunto no site da Receita Federal.
Como o lidar com IR
A pesquisa fornece informações fundamentadas sobre como lidar com o Imposto de Renda. Assim como compreender quando se recebe recursos públicos via editais, reduzindo inseguranças e evitando problemas fiscais.
Com um levantamento detalhado da legislação vigente e interpretações da Procuradoria da República e Receita Federal, entre outros. Além disso, os fazedores de cultura terão acesso gratuito a uma base robusta para se orientar corretamente.
Projetos recebeu a aprovação da Seleção Pública 012/2024 de Fomento à Cultura da Prefeitura do Natal – PNAB 2024, o estudo tem como objetivo principal esclarecer e compilar as normativas do Imposto de Renda relacionadas aos recursos recebidos via editais e concursos culturais, contribuindo para o entendimento legal e tributário da área.
SERVIÇO
O QUE: Video apresentação e pesquisa “Edital de Concurso Artístico-Cultural e o Imposto de Renda: Quem somos nós nessa relação?”
ONDE: no YouTube https://youtu.be/0thHpq1ggIg


