Os contos de fadas são readaptados ao longo do tempo, recentemente o artista natural de Parnamirim, Leander Moura, readaptou “Chapeuzinho Vermelho” através do livro “Era uma vez”(capa acima do título). A inspiração veio de um desenho criado por Leander Moura, criado em 2023.
Nesta releitura contemporânea de Chapeuzinho Vermelho, o caminho da inocência dá lugar à trilha da resistência. Com nuances de horror e denúncia, “Era Uma Vez” muda o significado do conto clássico em uma narrativa de empoderamento, onde cada página ecoa a luta por voz, liberdade e justiça.

A obra nasceu de uma ilustração inspirada em Chapeuzinho Vermelho, criada por Leander Moura em 2023.
“Naquele ano, havíamos acabado de lançar A Besta, pela Editora Escribas, e, por algum motivo não evidente, sentimos que era hora de mergulhar no universo sombrio dos contos de fadas. Ainda assim, resolvemos guardar a ideia para a ocasião certa”, relembra o artista.
No fim de 2024, Cristal Moura e Leander Moura lançaram, de forma independente, “Carpe Diem”, um quadrinho de sci-fi horror. Logo após a publicação, Leander recorda:
“Disse a mim mesmo: vou criar uma história apenas por diversão, sem pressa. Apenas para manter o hábito — um breve descanso.”
Foi então que pediu à parceira e coautora, Cristal Moura, que comprasse uma lata de papéis para aquarela. A proposta era simples: criar um roteiro, desenhar e pintar a história utilizando exatamente a quantidade (24) de folhas disponíveis na lata. Naquele momento, dois contos estavam em mente: “João e Maria” e “Chapeuzinho Vermelho”.
Ambos carregam uma força simbólica intensa, mas o último trazia, em sua essência, temas dolorosamente atuais: abuso sexual e violência contra mulheres.
Em 2025, a trama ganhou corpo, expandiu-se em número de páginas e foi submetida ao edital público (Chamamento Público Nº 001/2025), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14.399/2022), apoio da Prefeitura de Parnamirim e da SEMUC, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal — sendo aprovada. Agora, enfim, está pronta para atravessar a fronteira entre imaginação e papel
Curiosidades sobre a HQ
A obra reúne uma galeria de capas variantes e revela o processo criativo de uma página. Além disso, contará com recursos em R Code para auxiliar a leitura de pessoas com deficiência visual e terá exemplares disponíveis em escolas públicas de Parnamirim (RN) e em bibliotecas.
Para tornar a experiência ainda mais imersiva, a obra acompanha uma playlist exclusiva, criada para acompanhar a leitura — antes, durante ou depois, do jeito que cada leitor preferir. E, para os amantes do cinema, a HQ oferece uma narrativa intensa e cinematográfica, que remete à atmosfera de filmes como “Animais Noturnos (2016)”, “Pearl (2022)” e “Desconhecidos (2023)”.
A obra foi impressa em outubro (mês do Halloween, sim, foi de propósito) e pode ser adquirida pelo https://www.instagram.com/leander_moura/ e com os autores em eventos.


