O projeto “Lugares de Charme” já impactou 17 cidades e cinco mil pessoas ligadas ao artesnato e cultura. Agora, a designer Cris Ribeiro, idealizadora do projeto, inaugura a Casa Impacto, o primeiro núcleo itinerante de design social do Brasil. A parada será no Rio Grande do Norte.
Nasce como o coração do projeto, um espaço vivo que abriga design, formação e experiências imersivas junto às comunidades.
O Casa Impacto amplia a missão de Lugares de Charme: “A Casa Impacto é a materialização do nosso propósito. Ela nasce para acolher, inspirar e gerar oportunidades diretamente nos territórios, onde o impacto acontece de verdade”, explica a designer social.
Acontece no Rio Grande do Norte
A primeira edição é na comunidade indígena Katu, no Litoral Sul. Situada às margens do rio Katu, entre os municípios de Goianinha e Canguaretama, a comunidade de origem potiguara abriga cerca de 310 famílias que vivem e preservam suas tradições.
Nesse cenário, a Casa Impacto apresentará um conjunto de ações de recuperação de artesanias indígenas e experiências desenvolvidas por mulheres artesãs, artistas, estudantes e escolas, em um ambiente sustentável, artesanal e cheio de significado.

Ao longo de dois anos, acontecerão diversas ações para impactar diretamente até 150 pessoas da comunidade. Inclusive, estão 60 alunos da escola municipal indígena. São laboratórios criativos com o foco em saberes artesanais ancestrais como o resgate da cestaria indígena, o fazer bijuterias com sementes nativas da região, e produção de brinquedos artesanais indígenas, uma das novidades desenvolvidas na escola.
Contêiner criativo
Instalada em um contêiner marítimo repaginado artesanalmente, a nova Casa do Lugares de Charme tem viés sustentável e charmoso, montado para ser um espaço vivo de criação e formação. Cada instalação será concebida com base na cultura e nos elementos locais, fortalecendo o vínculo entre design, identidade e pertencimento.
Nesta estreia a Casa abriga uma expografia que conta a história dos povos Katus, e apresenta objetos indígenas importantes para a sua cultura. Ainda abriga produtos concebidos nas oficinas realizadas com os estudantes, cuja venda irá beneficiar melhorias para a escola.
Com base em pesquisas sobre materiais do lugar e da cultura, foi desenvolvida uma fibra provinda da bananeira. Cestos, colares e pulseiras foram desenvolvidos na primeira coleção em total parceria com artesãos e artistas. As Mulheres da aldeia participaram do manual com a fibra.
“A nossa cultura ancestral deve ser disseminada e perpetuada às novas gerações para que possamos manter nossas memórias pulsando. Os povos originários indígenas foram os primeiros designers que tivemos e muito nos ensinaram, ensinam sobre formas, cores e a genuinidade estética dos saberes”, ressalta Cris Ribeiro.
Na comunidade Katu, a Casa funciona para o público de quinta-feira a sábado, das 10h às 16h. Para a experiência local, o visitante poderá contar com a monitoria de uma pessoa da comunidade com experiência em turismo comunitário, promovendo um experimento e conhecimento das atividades, inclusive de vestimentas e instrumentos sonoros.
O projeto da Casa Impacto na Comunidade Katu conta com patrocínio do Governo do Estado do RN, por meio da Lei Câmara Cascudo e Grupo NS.
Sobre Lugares de Charme
A trajetória do Lugares de Charme já soma 17 municípios potiguares impactados, mais de 600 artesãos beneficiados diretamente e cerca de milhares de pessoas alcançadas indiretamente.
Com o método próprio “Ser Especiário”, desenvolvido por Cris Ribeiro, o projeto integra design, sustentabilidade e desenvolvimento humano, fortalecendo o protagonismo das comunidades e gerando renda a partir da cultura local.
Entre as empresas parceiras que já acreditaram no propósito está o Grupo Camarões, que há cinco anos colabora com o projeto.
Para Clara Bezerra, sócia-diretora do grupo, a parceria é uma forma de valorizar talentos e estimular o crescimento coletivo: “O Lugares de Charme tem um valor especial para o Camarões. Acreditamos que, por meio de iniciativas como a de Cris Ribeiro, tantos artesãos do nosso sertão podem ser valorizados e expostos a muitos olhos. Participar reforça nossa crença de que é através da cultura, da criatividade e da valorização desses talentos que conseguiremos mudar vidas e perspectivas.”
SERVIÇO
- Casa Impacto – Primeira Edição da Mostra Comunidade Katu
- Visitação: Comunidade indígena Katu. Quinta a sábado, das 10h às 16h
- Depois de Goianinha. BR 101 pelo acesso à fábrica de pisos Elizabeth. Estr. Catu X.
- Instagram: @projetolugaresdecharme
- Lugaresdecharme.com.br


