O S gigante na foto acima não nega, esta era a fábrica da Soriedem. Hoje, funciona o shopping Via Direta, no bairro de Capim Macio (Mirassol é um conjunto habitacional que fica no bairro), zona Sul de Natal.
Até o fim da década de 1990 era onde funcionava a fábrica Soriedem, que era voltado para o produto têxtil, próxima da antiga T.Barreto, onde hoje é o Carrefour. Por isso que o prédio do shopping parece com uma fábrica abandonada. O local tinha uma unidade em Natal e no Jardim do Seridó.
O nome pode parecer esquisito, mas Soriedem é o contrário de Medeiros, a família proprietária da unidade fabril.
A empresa chegou a entrar na lista das 12 empresas que mais recolhiam Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICM) no Rio Grande do Norte. A fábrica foi fundada pelo coronel João Medeiros e por isso que o nome de uma das ruas de Mirassol recebe esta homenagem. Mais precisamente do lado do Via Direta.

História do João Medeiros
O coronel constituiu a firma Medeiros e Cia com máquinas usadas, compradas pela usina Anderson Clayton, para o cultivo do algodão. Em 1940 o “Coronel João Medeiros” comprou a fazendo Tabajara, em Macaíba e aumentou o volume de negócios no comércio e na exportação de algodão.


Sempre guiado pelo instinto de comerciante foi dos primeiros a acreditar na exploração mineral no estado, investindo na exploração da scheelita chegando a ser sócio da Mineração Seridó, adquiriu novos maquinários para beneficiamento do caroço de algodão fabricando óleo comestível, lançando no mercado as marcas Algol e Mavioso, seguindo-se dois tipos de margarinas, Emoções e Paladar.
Sobre a Soriedem
Em 1967 abriu em Natal as confecções Soriedem S/A, que funcionou até 1994. No local, na capital potiguar, onde funcionava a Soriedem está instalado hoje o Shopping “Via Direta”, também de propriedades dos filhos de João Medeiros. Ele morreu em Natal em 1971, aos 83 anos, vítima de infarto.
Esta não foi a primeira foto que o Brechando achou da Soriedem, no início do blog achamos uma foto da fábrica através da página Natal Como Te Amo e republicamos. Confira a imagem a seguir:

Achamos uma outra imagem vinda do Diário de Natal, confira:

Veja a parte interna também:




