Jornalista, mestrando e escritor. Esta é uma das profissões do Tony Lucas, que recentemente foi consagrado como dos 150 semifinalistas do concurso nacional “Livros do Futuro”, promovido pelo TikTok em parceria com três das maiores editoras do Brasil: Record (Galera), Globo (ALT) e Harper Collins.
A competição recebeu inscrições de todo o país e classificou 50 obras em cada uma das três categorias – Romance Jovem Adulto, Suspense e Fantasia. A iniciativa busca, primeiramente, revelar novas vozes da literatura contemporânea. Depois, oferece aos vencedores contrato de publicação, investimento em divulgação e apoio editorial.
“Acabou que o concurso coincidiu com o processo seletivo do Doutorado, então minha cabeça estava totalmente voltada para essa seleção, aí eu quase que não conseguia enviar a sinopse. Escrevi às pressas e mandei sem qualquer expectativa. Quando eu recebi o e-mail da comissão me parabenizando, fiquei bastante surpreso, mas feliz também e deu aquele gás que estava precisando para acreditar mais em mim e nessa história”, confessou o Tony Lucas.
Ele está entre os semifinalistas na categoria de Suspense, com “Sina”, obra ambientada no Rio Grande do Norte que mistura thriller psicológico e elementos sobrenaturais. O romance acompanha Samuel, um homem gay que, dez anos após o pai cometer uma chacina e atentar contra a própria vida, retorna ao sítio da infância para comemorar o aniversário ao lado do namorado e da mãe.
O reencontro, porém, é marcado por uma sequência de assassinatos brutais, sonhos perturbadores e fenômenos estranhos que fazem Samuel questionar sua própria sanidade, segundo o autor. Entre suspeitas da comunidade e vozes do passado, ele descobre no tarot e na mediunidade familiar as chaves para enfrentar seu destino.
Inspiração do Tony Lucas
A obra foi inspirada na Lagoa do Feijão, Distrito de Tangará, onde Tony passou boa parte da infância. Sobre a literatura, ele comentou que a mesma esteve presente desde sempre. Primeiramente, ouvindo histórias lidas pela mãe e se aventurava nos gibis da Turma da Mônica. A paixão pela leitura levou à criação de um blog literário em 2011 e, posteriormente, à publicação independente do conto “Miguel & Manuela” em 2015.
“Eu cresci tendo acesso a livros que não eram tão representativos e eu sempre quis ler algum que tivesse algum personagem para me identificar. Recentemente estava acompanhando a trajetória da Ruby Nox na segunda temporada de Drag Race Brasil e eu chorei tanto com a campanha que ela fez! Ela também saiu de um interior de Pernambuco e honrou suas raízes. Achei aquilo lindo e me fez pensar na importância de ter histórias (sejam reais ou ficcionais) com personagens diversos e que muitas pessoas (que sentem invisibilizadas) possam se identificar. Acaba que o Samuel é muito específico: nordestino, tarólogo, médium, gay. Mas sou tudo isso também e acho que no Nordeste deve ter outros garotos como nós”, disse o jornalista.
Literatura também na pesquisa

Além da produção literária, o autor é mestrando em Estudos da Mídia, através do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), onde desenvolve uma dissertação sobre a representação do Nordeste no BookTok. O que é isso?
Uma comunidade literária do TikTok que vem transformando o mercado editorial e que inspirou a criação do concurso Livros do Futuro. Além disso, sua trajetória acadêmica e artística se cruzam em “Sina”, unindo pesquisa e ficção na construção de uma narrativa que dá protagonismo às vozes nordestinas.
Entre os próximos passos, Tony pretende dar continuidade ao projeto acadêmico sobre o Nordeste no cenário midiático e lançar Sina, seja pelo concurso ou de forma independente, em 2026. Também organiza, em parceria com a professora Socorro Veloso e Thainá Trajano, uma obra da coleção Jornalismo Potiguar.
Ao refletir sobre o papel do Nordeste na literatura contemporânea, o escritor reconhece avanços, embora ainda lentos, na visibilidade de autores da região. E deixa uma mensagem aos iniciantes: “É clichê, mas é verdade: não desistam. Vocês vão ouvir muitos nãos, mas uma hora vai dar certo. Eu mesmo precisei acreditar de novo nesse sonho para ver que ele ainda pode se realizar.”
Próximo destino
A segunda etapa do concurso consiste na produção e publicação de vídeos no TikTok, que serão submetidos à votação popular no site oficial da iniciativa (https://www.livrosdofuturo.com/). A votação acontece entre 1º e 11 de outubro, e definirá os 20 finalistas de cada categoria.
@tonylucas13 “Sina” é meu primeiro romance. Um suspense sobrenatural que se passa no interior do Rio Grande do Norte e é recheado de mistérios, reviravoltas, representatividade (nordestina e LGBTQIAPN+) e casos do acaso bem marcado em cartas de Tarot. Será que a gente consegue fugir do nosso destino? Para descobrir você precisa votar em mim na segunda etapa do #LivrosdoFuturo que começa nesta quarta (1º) e vai até o dia 11 de outubro. Quando estiver disponível o link para votação estará na minha bio. Preciso de vocês! Realizem o sonho desse autor potiguar de ser publicado! ❤️ Vídeo roteirizado, dirigido e editado por @Lucas Góis #booktok #booktokbrasil #suspense #sina ♬ som original – tonylucas13
Na fase seguinte, os finalistas deverão enviar os manuscritos completos, no qual júri especializado vão avaliar. o Anúncio dos vencedores – um em cada categoria – acontecerá no dia 12 de janeiro de 2026 e terão suas obras publicadas e distribuídas comercialmente pelas editoras parceiras. Além disso, receberão prêmio de R$ 10 mil e apoio financeiro para marketing e divulgação.


