Dia: 25 de setembro de 2025

  • Voyager 3: Walter Nazário lança novo videoarte inspirado nas missões espaciais da NASA

    Voyager 3: Walter Nazário lança novo videoarte inspirado nas missões espaciais da NASA

    Recentemente, o músico potiguar Walter Nazário lançou uma videoarte chamada “Voyager 3”. A ideia do vídeo é combinar sonoplastia, projeção mapeada, e, por fim, iluminação sincronizada.

    Walter Nazário em uma das cenas (Foto: Larinha Dantas)

    Como resultado, o trabalho marca mais um passo exploratório do artista, que, nos últimos anos, tem expandido sua produção além da música. Assim, investindo em vídeos experimentais e novas linguagens audiovisuais.

    As imagens foram feitas por Larinha Dantas. A direção do video, por sua vez, foi do próprio artista e a edição, Giovanna Brito.

    Inspirada livremente nas missões espaciais Voyager 1 e 2 — enviadas pela NASA em 1977 para explorar o Sistema Solar e levar registros da vida na Terra para possíveis civilizações extraterrestres — a obra de Walter Nazário apresenta uma visão menos otimista.

    A ideia de Nazário, em seis minutos, é fazer com que Voyager 3 partisse ao rumo a um futuro incerto, carregando registros visuais e sonoros do presente em uma narrativa que questiona a sobrevivência do planeta e da própria humanidade.

    Veja o vídeo, portanto, a seguir:

    Este não é o primeiro vídeo experimental

    Walter começou a explorar novos formatos artísticos durante a pandemia, quando lançou a live-session des-memória (2021). Mais recentemente, apresentou o videoarte climas (2024), dentro do projeto UM2, ao lado do produtor VZLnobeat. Esses trabalhos, têm em comum a utilização de loops, efeitos sonoros e iluminação sincronizada.

    O resultado, na visão do artista, é uma experiência imersiva e sensorial, que conduz o espectador a refletir sobre os dilemas contemporâneos.

    Arriscando no trabalho solo, após a colaboração com grandes artistas potiguares

    Atuando no cenário musical de Natal desde 2013, Walter Nazário acumula experiências como compositor, produtor musical, responsável por mixagem, masterização, trilhas sonoras e performances ao vivo. Já colaborou com nomes como Luísa e os Alquimistas, Potyguara Bardo, Mahmed, BEX, Gracinha, Sarah Oliver, Orquestra Greiosa, Nunis, entre outros.

    Reconhecido pela crítica local, venceu o Prêmio Hangar de Música em três ocasiões (2014, 2015 e 2023) como Melhor Produtor Musical. Além das colaborações, soma sete discos solo disponíveis nas plataformas de streaming.

    Agora, com Voyager 3, amplia ainda mais seu repertório artístico ao unir música, cinema e artes visuais. O trabalho está disponível gratuitamente em seu canal no YouTube.