A Universidade Federal do Ril Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Comunicação Social (Decom), oferece, entre os dias 18 e 19 de agosto, o I Seminário da Fototeca Potiguar.
O evento promete reunir fotógrafos, pesquisadores, gestores culturais, estudantes e instituições em uma programação intensa com oficinas, palestras, exposições, além de uma campanha de doação de livros.
O evento marca a fase de implantação da Fototeca Potiguar. O mesmo é o resultado da Lei nº 11.619/2023, sancionada pela governadora Fátima Bezerra em dezembro do ano passado. Além disso, a iniciativa responde a uma reivindicação antiga do movimento da fotografia no estado, que vem mobilizando agentes culturais em torno da preservação dos acervos fotográficos potiguares e da valorização da memória como política pública.
“A Fototeca Potiguar é uma conquista construída a muitas mãos — fotógrafos, coletivos, instituições e gente que acredita no poder da imagem como memória, identidade e futuro. Este seminário é um ponto de partida para conectar acervos, visões e territórios, e mostrar que preservar fotografias é também preservar afetos, lutas e histórias do povo potiguar”, afirma Henrique José, coordenador do Instituto ZooN e um dos responsáveis pelo evento.
As atividades dentro do Decom/UFRN
Os participantes poderão participar de oficinas, palestras e debates sobre políticas de preservação, metodologias de organização de acervos e experiências nacionais de mapeamento fotográfico, além de contribuir com o Mapeamento da Fotografia Potiguar, que irá reunir dados sobre arquivos e coleções públicas e privadas em todo o estado.
A programação, portanto, inclui:
- Oficina “Cartografia para o Futuro: Mapeamento e Memória na Fotografia Negra Brasileira”, com o professor e pesquisador Daniel Meirinho (18/08, 9h–12h);
- Sessão Solene de Abertura do Mapeamento da Fotografia Potiguar, com participação de instituições e movimentos culturais (18/08, 19h–21h45);
- Palestra “Imagens do Povo: metodologia de organização de acervo fotográfico”, com a fotógrafa Monara Barreto (19/08, 9h–12h);
- Palestra “Por uma Política Nacional de Acervos”, com a ativista cultural Chris Ramirez (19/08, 15h–18h).
Além disso, o público poderá conferir o Fotovaral — uma exposição colaborativa com imagens de fotógrafos potiguares — e participar da campanha de arrecadação de livros de fotografia e audiovisual, destinada à Biblioteca Câmara Cascudo.
O seminário é uma construção coletiva de representantes do segmento fotográfico potiguar. Esses representantes são: Coletivo daFOTO!, Instituto ZooN e Poty Fotoclube, Fundação José Augusto (FJA), Projeto de Extensão da UFRN e SECULT RN.
O evento, por fim, conta com apoio de emendas parlamentares do Deputado Federal Fernando Mineiro e da Deputada Estadual Divaneide Basílio.
- SERVIÇO
- I Seminário da Fototeca Potiguar
- Dias 18 e 19 de agosto de 2025
- Auditório e salas do DECOM/UFRN – Natal/RN
- Acesso gratuito – programação completa nas redes da @fototecapotiguar
- Inscreva-se: https://forms.gle/X8BmrYxxY9Dh6qzq8


