O relógio bate 18 horas e você está escutando uma rádio qualquer. Todos sabem que neste momento a programação começa a executar “Ave Maria”. Às vezes com uma benção de um padre famoso da cidade e outras ao som de alguém cantando a versão clássica de Franz Schubert.
A música também chamada de Saudação Angélica, é uma oração que saúda a Virgem Maria baseada nos episódios da Anunciação e da Visitação (Lucas 1:28–42).
A canção também se chama Ellens dritter Gesang, que traduzindo para português se chama “Terceira canção para Ellen”. A composição faz parte de uma canção do poema épico de Walter Scott, “A Dama do Lago”.
No poema de Scott, a personagem Ellen Douglas, a Dama do Lago propriamente dita, foi para a Caverna de Goblin com seu exilado pai quando este negou-se a unir-se ao seu anfitrião, Roderick Dhu, em rebelião ao Rei James. Roderick Dhu, mandachuva do Clã Alpine, parte para o alto da montanha com seus guerreiros, mas ouve o distante e delongado som do harpista Allan-bane, acompanhado de Ellen que canta uma oração endereçada à Virgem Maria.
Joãozinho Grafith cantando Ave Maria
Recentemente, o cantor Joãozinho da banda Grafith surpreendeu a internet por cantar Ave Maria numa missa no Santuário de Santos Reis, n bairro de mesmo nome. O vídeo rapidamente viralizou e o resultado pode ser visto a seguir:
O vídeo teve muitos elogios, inclusive pela atriz Titina Medeiros, que deixou o seguinte comentário: “Só Deus sabe o que fala nosso coração. Viva os que creem no sagrado”.
O cantor Allan Negão também comentou: “Joãozinho é uma referência musical pra muitos que apreciam seu trabalho seja a curta ou longa data! Realmente muito difícil de cantar e ele faz com simplicidade e maestria”.


