Dia: 15 de maio de 2025

  • Mercado de Petropólis reabre a Galeria João Maria Alves

    Mercado de Petropólis reabre a Galeria João Maria Alves

    No final da avenida Hermes da Fonseca há o Mercado de Petrópolis, espaço que tem não só a parte do ramo alimentício, mas também sebos, artesanatos e exposição de arte. Motivo? O mezanino está de volta com exposição.

    A primeira exposição aconteceu no último sábado (10), quando houve a exposição fotográfica “Relicarium” da fotógrafa e documentarista Meysa Medeiros. Além disso, teve feira de vinil e livros e uma sessão de filme do Cineclube Natal.

    A artista natalense Meysa Medeiros escolheu como tema de seu novo ensaio a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ainda mais, a mostra reúne 12 fotografias monocromáticas. As imagens mergulham na religiosidade e na ancestralidade potiguar, uma vez que o objetivo é trazer memórias da cidade por meio das silhuetas da igreja.

    “Relicarium é um grande desafio para mim, pois saio da fotografia diária e didática e vou tecendo elementos mais artísticos”, conta Meysa.

    Depois de circular por cidades como São Luís (MA), Fortaleza (CE), região do Cariri (CE), Cidade do México, Bragança (Portugal) e Casale Monferrato (Itália), a exposição retorna agora à sua cidade natal e marca a reabertura da sala de exposições do Mercado Cultural de Petrópolis.

    Todo trabalho ficou na Galeria João Maria Alves, no Mercado de Petrópolis, que reabre suas portas após uma reforma estrutural, no qual falaremos abaixo.

    Sem contar que o espaço retoma sua programação com uma nova temporada de exposições fotográficas, sob a curadoria do Coletivo daFOTO!.

    Reestruturação do espaço do Mercado de Petrópolis

    Exposição marca a reabertura da galeria do Mercado de Petrópolis (Fotos: Divulgação).

    A reestruturação do espaço contou com recursos da Seleção Pública da Lei Aldir Blanc nº 16/2024 – Premiação de Pontos de Cultura, realizada pela Prefeitura do Natal. Parte do valor da premiação foi destinada à melhoria da galeria, reforçando o compromisso do Coletivo daFOTO! com a valorização da fotografia potiguar. 

    “Acreditamos que revitalizar esse espaço dentro do mercado é também uma forma de atrair o público, estimular o consumo cultural e consolidar a galeria como um ponto fixo para a fotografia do nosso estado”, afirma Meysa.

    A reinauguração marca, portanto, um novo ciclo para a Galeria João Maria Alves, que se firma como um importante espaço de difusão artística e encontro com a imagem.