Dia: 19 de março de 2024

  • Evento comemora 30 anos do livro “História de Estremoz”

    Evento comemora 30 anos do livro “História de Estremoz”

    O I Seminário Ir. Maria Dionice inicia sua primeira edição e já se consolida na historiografia do município de Extremoz. O evento acontece dia 20 de abril, 14h, sábado. Além disso, o evento terá a participação de professores, escritores, poetas, historiadores, de Extremoz e do Rio Grande do Norte.

    O objetivo do evento é, portanto, homenagear e pensar as várias contribuições e influência da vida e obra da Ir. Maria Dionice (1967-2014), pioneira na publicação de um livro exclusivo sobre a História da cidade de Extremoz no município

    . O livro “História de Estremoz” foi publicado em fevereiro de 1997, pelo Sebo Vermelho, e se aproxima dos trintas anos do seu lançamento.

    Essa edição tem a coordenação do Prof. Leandro Soares (SEEC-RN) e é realizada pela Academia Extremozense de Letras (AEL) com o apoio do Centro Estadual de Educação Profissional Prof. Hélio Xavier (CEEP), do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), da Academia Macaibense de Letras (AML) e do Sebo Vermelho.

    “Pretendemos possibilitar o aprofundamento das pesquisas e a socialização de resultados de trabalhos que estão sendo feitos sobre a história de Extremoz, além de possibilitar o intercâmbio entre estudiosos e interessados na temática, convidando a todos que desejem participar dessa jornada de partilha de conhecimento, que agora se inicia”, disse o professor Leandro Soares.

    As inscrições são gratuitas e já estão abertas. “Estamos muito felizes com a quantidade de pessoas que já estão inscritas e que estão realmente interessadas na história da cidade”. Disse o Prof. Leandro Soares.

    A segunda edição do livro “Histórias de Estremoz” teve o lançamento, no entanto, apenas em 2010, segundo a Tribuna do Norte.

    Sobre o livro

    O livro da irmã de Maria Dionice foi um verdadeiro sucesso editorial e esgotou todas as edições. A irmã, que morreu em 2014, era freira da Congregação Filhas de Santana. Seu livro, portanto, era fruto de uma organização de documentos e textos, em poesia e prosa, sobre a Vila de São Miguel do Guajiru e os publicou em 1997.

    Maiores informações pelo Instagram do evento @seminariomariadionice2024.