Essa rua se chama Rua dos Tocos em Natal, mas hoje recebe outro nome

Essa rua se chama Rua dos Tocos em Natal, mas hoje recebe outro nome

Compartilhe:

A imagem acima mostra uma Natal do século XX. Lá, ficara a Rua dos Tocos, no qual o nome era uma referência aos tocos de árvore da região. De acordo com o jornalista Adriano Medeiros, o local era cheio de gameleiras, uma importante árvore da Mata Atlântica.

Para quem não sabe, a gameleira são árvores frondosas e bastante comum no Brasil. Conhecida como mata-pau, a gameleira é uma árvore com características curiosas: a espécie costuma nascer sob outras árvores, como palmeiras por exemplo. Inicialmente, a árvore apenas se apoia na hospedeira, sem se aproveitar dos nutrientes. Porém, conforme os ramos nascem sob o tronco da árvore já formada, a gameleira começa a sufocá-la.

Mas, voltando a Rua dos Tocos, o Adriano Medeiros comentou no grupo Fatos e Fotos de Natal das Antigas que As gameleiras da Rua dos Tocos tinham uma folhagem muito densa. Pelo diâmetro dos seus troncos podia-se bem calcular a idade. Deviam ter sido plantadas nos meados do século XIX. Tamanho e grossura eram admiráveis.

Em 1910, durante o período da Intendência, a golpes de machado, sacrificaram as árvores que davam sombra e frutos aos moradores da rua. A Intendência mencionada está relacionada uma revolta contra a Política das Salvações mediante a recusa de Rui Barbosa em reconhecer sua derrota na eleição presidencial após disputa com Hermes da Fonseca.

Afinal, qual é o nome atual da Rua dos Tocos?

Hoje a Rua dos Tocos em Natal, ela é a Rua Princesa Isabel no bairro de Cidade Alta. Hoje é um dos principais centro comerciais da cidade, com as mais diversas lojas, desde a venda de tecidos até grandes departamentos. Depois de ser a Rua dos Tocos, a via se chamou Rua 13 de maio, referência à abolição da escravatura. No entanto, modificaram para Princesa Isabel, nome daquela quem assinou a Lei Áurea.

Você pode ler também:  O Grande Ponto explicado em vídeo

A mudança para o atual nome aconteceu, portanto, apenas em maio de 1946. Veja o poema de Fernando de Oliveira para o jornal “A Ordem”.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí