Bar Quintandinha

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitos utilizam até hoje o bar como ponto de referência no Alecrim, embora está desativado há alguns anos.  Assim como a Praça do Relógio, a Feira e o Camelódromo, a Bar Quintandinha é um lugar marcante do bairro da zona Leste. Mas, poucos sabem de sua história e o Brechando resolveu, portanto, desvendar um dos pontos históricos da capital potiguar.

Apesar do nome, a Quintandinha não vendia frutas e surgiu muito antes da Praça Gentil Ferreira, uma vez que a sua inauguração aconteceu em 1938. Já a conhecida a Praça do Relógio, por sua vez, só recebeu a inauguração no ano seguinte.  A foto acima mostra como o bar não passava despercebida no Alecrim.

O bar bombou mesmo na Segunda Guerra Mundial, nos anos 40, onde os americanos e brasileiros se reuniram para falar os inúmeros assuntos possíveis. Além disso, o local nos anos 80 era palco principal dos comícios políticos e manifestações culturais. Lá presenciou o discurso de João Goulart e manifestações contra a Ditadura Militar.  Um exemplo está o Diretas Já em 1984, visto que reuniu milhares de pessoas em volta a Praça Gentil Ferreira, principalmente na Quitandinha.

Antes de qualquer Fast Food pisar em Natal, o Quintandinha funcionara 24 horas por dia.

Assim como o Beco da Lama está para a Cidade Alta, o Quitandinha está para o Alecrim, onde os boêmios varavam as madrugadas. Lá era frequentado desde os jornalistas até grandes personalidades da política do Rio Grande do Norte.  O local ainda era espaço para os principais shows da cidade, onde artistas locais e nacionais alegravam a juventude natalense.

Recebeu muitos artistas famosos, como por exemplo a Marinês e Sua Gente, Zito Borborema, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto e Antonio Marcos.

Você pode ler também:  O que rolou na Marcha para Satanás

E o Bar Quitandinha ainda existe?

Entretanto, o Quintandinha foi demolido no final dos anos 80 juntamente com o Mercado Público com a finalidade de ampliar a Praça Gentil Ferreira. Tentaram criar uma nova unidade dentro da Praça Gentil Ferreira, mas sem o sucesso de antes. Hoje o espaço é base da Guarda Municipal de Natal.  Veja a imagem a seguir:

Base da Guarda Municipal na Praça do Relógio era onde ficava o Quitandinha

 


Post Anterior | Próximo post

One thought on “Vocês já ouviram o Bar Quitandinha?







Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

dezembro 2020
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias