Cidade Alta

Tempo de leitura: < 1 minutos

Para quem estudou um pouco a história da capital do Rio Grande do Norte, os primeiros bairros de Natal foram a Ribeira e a Cidade Alta. O nome Ribeira é meio óbvio, porque surgiu as margens do rio Potengi.  É um local sempre lembrado pelo comércio e nos anos 90 pelos eventos culturais da cidade. E, Cidade Alta?

A Cidade Alta é conhecido hoje como o Centro de Natal. Área é cheia de prédios históricos e áreas comerciais. Mas, como surgiu com esse nome? Foi por causa das ladeiras da Av. Rio Branco?

Por isso, eu fiz um vídeo para explicar um pouco sobre o assunto e você pode assistir a seguir:

Não se esqueça de seguir o canal do Brechando no You Tube para assistir a versão em vídeo do nosso site.

Quantos bairros existem em Natal

Ao todo, Natal tem 36 bairros, divididos em quatro zonas urbanas. Os maiores bairros se concentram na zona Norte e Leste da capital potiguar.

A última regulamentação dos bairros na capital do Rio Grande do Norte foi em 1993, quando Capim Macio, Barro Vermelho e Nova Descoberta foram considerados como bairro da Prefeitura do Natal.

Desde então foram atribuídas, a essas unidades, determinadas prescrições urbanísticas, observadas as suas condições ambientais, sociais, geopolíticas, econômicas, de infra-estrutura e serviços instalados, dentre outros aspectos.

Para formulação dos bairros foram adotados alguns critérios. Alguns desses são: fator cultural e histórico, densidade, área mínima e área máxima, tempo de ocupação, preservação da nomenclatura tradicional e utilização de acidentes naturais e culturais.

Para saber quais bairros da cidade, leia mais esta matéria que o Brechando publicou em 2017.


Você pode ler também:  Natal é a segunda cidade mais violenta do Brasil?

Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

julho 2020
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias