5 mudanças no webjornalismo que percebi

5 mudanças no webjornalismo que percebi

Compartilhe:

Pandemia, lives, videochamadas, webnários e o ano de 2020 já passou da metade, mas parece que vivemos 20 anos com tanta coisa que aconteceu. Esse período ficou conhecido pelo aumento do uso de tecnologias não só na comunidade, mas também por jornalistas e muitos tiveram que se adaptar essas mudanças que já vinham sido anunciadas há algum tempo, porém elas entraram na prática somente nos últimos dias.

Então, eu listei algumas mudanças que percebi ao longo dos anos e as tendências para o futuro. Confira:

Acompanhe as cinco mudanças

1 – Os textos agora precisam ter retrancas e construindo com links e referências para que ele seja referência nos buscadores de pesquisa. Isso faz parte de uma das ferramentas do SEO, técnica que ajuda a ter relevância em sites como Google. Todo jornalista precisa entender como funciona o SEO.

2- Saber um pouco de programação ajuda o jornalista ir mais longe. Em um mundo onde os dados estão cada vez mais abertos e disponíveis é possível entender o funcionamento de uma sociedade usando a matemática e estatística. E, você foi para jornalismo fugindo de matemática, não é mesmo?

3 –  Vamos conseguir entrevistar mais pessoas, graças a videoconferência. O que muitas vezes achavam que era uma preguiça de apurar, a videoconferência vai virar o melhor amigo do jornalista e principalmente se ele quer conversar com pessoas que moram longe.

4- As redes sociais ainda vão continuar como aliada dos jornalistas, não só na produção de conteúdos, mas também na forma de apurar.

5-  Jornalista precisa conhecer as técnicas do Marketing Digital, como Inbound e Marketing de Conteúdo, principalmente como funciona um Ads para que a matéria não atinja para mais pessoas e também para não cair nas mesmas estratégias que ficaram famosas no Brexit e Eleições Presidenciais do Brasil em 2018.

Você pode ler também:  Por que a farda do amarelinho mudou?

Faça o curso de Webjornalismo

Que tal estudar mais um pouco? Se atualizar na profissão de jornalista? Por isso, foi desenvolvido o curso de Webjornalismo, com o objetivo de mostrar que é possível exercer a profissão utilizando diversos mecanismos da internet.

O mercado no Rio Grande do Norte e em outros estados do Nordeste, no entanto, está cada vez mais escasso e está na hora de dar uma guinada na sua carreira, criando o seu próprio trabalho e divulgar o material.

Surgiu o curso de webjornalismo, cujo objetivo ensina a montar do zero uma plataforma digital. Além disso, ensina a divulgar as suas notícias e reportagens através de um blog, canal do You Tube e também através das redes sociais ou no podcast.

A intenção é que a medida que vai estudando, mais ideias surgem para criar novas ferramentas jornalísticas na internet.

A ideia do projeto é uma parceria do Brechando com o site Demonstre, portal desenvolvido pelos professores Felipo Bellini e Maryane Souza, que tem um vasto conteúdo voltado para a educação não só aos professores mas também aos alunos.

O valor do investimento

A aula é dividida em seis módulos, onde contamos um pouco a história do webjornalismo no Brasil e no mundo até chegar as aulas práticas, as diferenças entre reportagem e entrevista, ensinando a fazer um blog, criar uma conta do Google, personalizar o seu site e dentre outras técnicas. Após dizer todas as qualidades do curso, bora, aprender algo novo?

O curso tem como investimento de 127 reais e aceitamos todas as formas de pagamento e boleto bancário, além de parcelar em 12x. As aulas estão disponíveis 24 horas por dia e você pode ver quantas vezes quiser.

Você pode ler também:  Micos jornalísticos que paguei em vídeo

Como praticar o curso?

Brechando montou uma página mostrando todos os detalhes do curso, mostrando as vantagens e, finalmente, adquirir as aulas. Como? Clicando neste link.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí