Esta cadeira pertenceu ao criador do filme Alien

Esta cadeira pertenceu ao criador do filme Alien

Compartilhe:

Hoje estreia mais um filme de Alien nos cinemas e o Brechando mostra a relação deste filme com a cidade do Natal. Esta cadeira acima foi de criação do suiço H.R. Giger, o artista plástico que ajudou a criar o cenário de Alien, que está no acervo da Pinacoteca do Estado, que fica no bairro de Cidade Alta. O local pode ser visto no piso superior do prédio que foi sede do Governo do Estado, juntamente com as obras que o Governo do Estado coleciona de Tarsila do Amaral, Dorian Gray e dentre outros artistas nacionais e potiguares. Esta cadeira foi criada exclusivamente para o filme Alien.

Além da cadeira com características de que foi feita com corpo de ETs, estão no acervo placas de baixo relevo, com grafismos vistos no filme Duna, de “David Lynch”e uma mesa com características holográficas.

Foto da cadeira quando abriu para exposição (Foto: Rayane Mainara/Tribuna do Norte)

Para quem não sabe, o H.R. Giger ajudou a elaborar os aspectos visuais das películas “A experiência”, “Poltergeist II”; capas de discos de bandas de rock e jogos para computador. O artista ficou conhecido por sua abdicação do pincel ao utilizar o aerógrafo em seus trabalhos artísticos. A maioria dos temas trabalhados retrata os limites do horror, a biomecânia, podendo chegar ao erotismo, temáticas retratadas em alguns quadros dele expostos na Pinacoteca.

Quer saber quem é ele? Veja esta foto a seguir:

O filme que estou falando nesta matéria foi lançado em 1979 e  o trailer pode ser visto a seguir:

A arte de Giger faz parte do gênero Arte Fantástica, que demonstra fantasia, ou seja, apresenta elementos sobrenaturais como o seu principal mote. Celebra a fantasia, a imaginação, o mundo dos sonhos, o grotesco e entre outras coisas. Com o simbolismo, ela divide os temas da mitologia, do ocultismo e misticismo, mas também ele coloca figuras de duplo sentido em seus quadros com cara de futurismo.

Você pode ler também:  Cuidado com a Burra: Meme surgiu no RN

O artista se chama Hans Rudolf Giger.   Ele morreu em 2013 , vítima de complicações de uma queda e culminou em inúmeras lesões. Ele ganhou um Oscar de “Melhores Efeitos Especiais” em 1980 por causa do cenário do filme “Alien – O oitavo passageiro ”, dirigido por Ridley Scott.

Outras obras de Giger, como quadros e esculturas, estão expostas em um museu, administrado pela própria família do artista, localizado na cidade de Gruyères, na Suíça. Os espectadores também poderão conferir a arte fantástica e surrealista de Bruno Weber, Rodo-Graciela Boulanger e Roger Kathy.

 

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Esta cadeira pertenceu ao criador do filme Alien”

  1. […] da Pinacoteca que mostrem de verdade o que temos para oferecer e não apenas as obras potiguares, a cadeira utilizada no filme Alien e conte a história do Poder Executivo. Esse prédio viu muita coisa acontecer e isso precisa ser […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí