Como foi a Virada Cultural de Natal?

Como foi a Virada Cultural de Natal?

Compartilhe:

A Virada Cultural nasceu para ser uma super-hiper-grande versão do Circuito Ribeira, que acontece uma vez por mês no bairro de mesmo nome.

O Circuito surgiu em 2011, através de uma parceria entre o Centro Cultural Dosol e a Casa da Ribeira. A ideia era ajudar a revitalizar o bairro da Ribeira com diversos eventos culturais, música, teatro e dança de graça. Além disso, os organizadores propõem que as pessoas conheçam diversas casas culturais existentes no bairro, principalmente as existentes nas ruas Chile e Frei Miguelinho.

Em 2012 foi criada a primeira edição da Virada Cultural, inspirado no xará paulista.

Podia dançar forró agarradinho
Podia dançar forró agarradinho

Como funciona? São dois dias que funcionam diversos eventos simultaneamente e duram, literalmente, o dia inteiro. Tinha atividades para crianças, adolescentes e adultos. O mais legal foi tirar o estereótipo de que a Ribeira só tem show de rock, visto que na Virada houveram atividades voltadas para o forró, MPB, manguebeat, samba, punk, instrumental e dentre outras coisas.

Virada Cultural ocorre desde 2012
Virada Cultural ocorre desde 2012

A Virada foi um sucesso e a cada hora que passava aumentava a quantidade de pessoas e, logicamente, mais difícil para encontrar uma vaga. Só consegui estacionar na Avenida Duque de Caxias e andar dois quarteirões em direção ao nosso destino. É uma ótima forma de conhecer o bairro mais antigo de Natal, visto que a cada passo que anda naquela região, você olha uma parte da história, pois ainda estão os trilhos do antigo bondinho, os prédios antigos que ainda estão de pé e os postes do século 19 ainda estão iluminando as ruas.

Cuidado para não ser atropelado pelos caminhões, que estavam saindo do Porto de Natal no meio da noite.

Virada coincidiu com a saída dos caminhões do Porto de Natal
Virada coincidiu com a saída dos caminhões do Porto de Natal

Cada casa que participara a Virada Cultural recebia um determinado tipo de evento. Essas surgiram a partir de armazéns ou prédios comerciais que foram abandonados ao longo dos anos. Vale lembrar que a Ribeira, antigamente, era um bairro comercial, onde era cheio de prédios, bares, bancos, armazéns e diversas lojas.

Você pode ler também:  Como emitir o Registro de Identidade (RG) em Natal

image

Se não quisesse enfrentar uma fila enorme para adentrar, ainda podia ficar andando na Rua Chile, onde tinham diversas apresentações independentes, comidas, comprar adereços por 10 reais, amigos para conversar ou beber. Um dos sucessos de venda foi o Coquetel Molotov, no qual uma galera tava vendo 10 litros de caipirinha num preço bacana.

Olha o coquetel molotov
Olha o coquetel molotov

Não foi só os vendedores do Molotov que gritaram “Fora Temer”, parecia que o pessoal que foi ao circuito tava realmente irritado com a política. Como todo evento cultural, a política chega associada. Muitos artistas utilizaram o show para criticar as mudanças atuais na política brasileira e alguns vereadores utilizaram o espaço para mostrar as suas propostas para entrar no legislativo.

Antes que esqueça, você podia ficar na “pipoca” e ouvir os shows em frente as casas, uma das formas de apreciar a virada.

Podia ouvir fora os shows (Fotos: Lara Paiva)
Podia ouvir fora os shows (Fotos: Lara Paiva)

Ainda podia ficar olhando e admirando os graffitis feitos nos prédios abandonados, deixando aquele espaço abandonado mais colorido. Falando em arte, uma das coisas legais é a casa do poeta Ferreira Itajubá sendo transformada em uma casa cultural, onde tinha galeria, bar e shows.

Casa de Itajubá virou galeria
Casa de Itajubá virou galeria

O povo reclama da Ribeira e mesmo assim ainda vão às festas, mesmo deixando “recadinhos” em frente ao Dosol.

image
Galera dando “mensagens de amor” ao Dosol

Se quisesse ir ao Dosol, poderia escutar Joseph Little Drop, Luiz Gadelha, Mahmed, Son of a Witch e Lilt. No Ateliê tinha a discotecagem do Housaca e o rock internacional do Boca de Sino.

Largo da Ribeira, era o lugar mais animado
Largo da Ribeira, era o lugar mais animado

O som mais eclético poderia ser escutado no largo da Rua Chile, próximo do Porto, onde tinha Sueldo Soares, Luísa e os Alquimistas e Bando das Brechas, que fez a galera dançar bem agarradinho. Estava cansado de escutar música? Podia ir para festinha do espaço A.Bo.Ca, que tinha discotecagem com drag queen ou disputar algum ingresso gratuito para assistir as peças na Casa da Ribeira.

Você pode ler também:  Ônibus custa metade do preço neste feriado

E foi assim durante esses dois dias. Gostou? Compartilha para as amigas!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí