Rio Doce de Natal

Tempo de leitura: 2 minutos

O rio Doce é o segundo maior rio de Natal e corta quase toda a zona Norte da capital potiguar. Além disso, ele percorre por cidades vizinhas, como Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho e, por fim, Taipu. Nos últimos 10 anos, devido à expansão dos lugares mencionados, o rio está bastante poluído, cheio de resíduos sólidos. Além disso, os esgotos destes lugares despejados no corpo hídrico. Assim, chamou a atenção dos especialistas ambientais que querem evitar o mesmo final para o Rio Potengi.

Além disso, a construção de casas no entorno do rio fez com que ele ficasse cada vez mais escasso, prejudicando o cultivo de hortaliças e bananas, conforme a reportagem da Tribuna do Norte de 10 anos atrás.

Por falar em agricultura, alguns produtores estão desperdiçando agrotóxicos no rio, intensificando cada vez mais a sujeira. Além disso, a foto acima é de Franklin Costa.

Assim, o fotojornalista Canindé Soares saiu da sua zona de conforto, a fotografia, e resolveu fazer um documentário para falar sobre os problemas do rio Doce de Natal. Sob o título de “Rio Doce pede socorro”. Sem contar que ele documenta em 13 minutos o que está acontecendo na região a partir de depoimentos daqueles que usam o rio como fonte de renda. Muitas vezes, os moradores alegam que é a única água para beber e cozinhar os seus próprios alimentos.

Sobre Canindé Soares

Canindé Soares é natural de São Bento e começou a fotografar no final dos anos 70. Inicialmente, fotografou festas e depois migrou para o fotojornalismo. Atualmente, ele atua como freelancer para empresas e publicações locais e nacionais. Especialista em fotografias aéreas com experiência nesse segmento há mais de 30 anos usando aviões e helicópteros e mais recentemente usando também o drone.

 

Onde assistir

Para assistir o documentário na íntegra, dê, portanto, o play a seguir:


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

junho 2021
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias