Tempo de leitura: 2 minutos

Antes de publicar seu primeiro e único livro, “O Horto”, Auta de Souza participava de grêmios literários. Eram grupos de jovens natalenses que se uniam para discutir a literatura. Como resultados, muitos criaram jornais em que publicavam os seus trabalhos. Por intermédio do seu irmão, Henrique Castriciano, a Auta começou a adentrar nesses clubes.

Primeiramente, escreveu assinando pseudônimos, com poemas mais ultrarromânticos e utilizando o eu-lírico numa voz masculina. Posteriormente, começou a identificar como Auta de Souza, focando em suas angústias e religiosidade.

Assim, ela conquistou vários fãs, como Manoel Dantas. Ainda mais o folclorista Câmara Cascudo era fã assumido de sua obra e que, por conseguinte, realizou a sua biografia. Além disso, ela trabalhou em alguns jornais, sendo um deles o jornal “A Tribuna”, “A República” e “Rio Grande do Norte”, todos de clubes literários de Natal.

Utilizando o site da Hemeroteca Nacional, nós descobrimos alguns poemas de Auta. As publicações são entre 1899 a 1900, ano que se destacou no RN. Seu livro, “O Horto”, lançou um pouco antes de sua morte, aos 24 anos, e o prefácio de sua primeira edição teve a assinatura de Olavo Bilac, importante poeta do Parnasianismo.

O motivo de publicar desta seguinte forma era manter a originalidade da grafia do português daquela época e também mostrar como era a grafia da época. Coletamos poemas dos três jornais acima.

Veja, portanto, os seus poemas, fotografados diretamente do jornal a seguir.

A República


Rio Grande do Norte

Auta de Souza



Auta de Souza

A Tribuna


Auta de Souza

Sobre Auta de Souza

Nasceu em Macaíba, região da Grande Natal, no dia 12 de setembro de 1876, na cidade de Macaíba. Seu nome está estampado em escolas, turmas e inspiração para muitas escritoras mulheres, uma vez que o ambiente ainda é predominantemente masculino.

O Brechando já falou em vídeo um pouco sobre a vida de Auta, importante escritora potiguar do século 20, no qual teve uma vida curta, porém bastante intensa.

Para conferir o vídeo na íntegra é só apertar, portanto, o play a seguir:

https://youtu.be/cWR7lmaMlDo

Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

junho 2021
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias