Em 1969, os camelôs do Alecrim eram considerados um problema

Em 1969, os camelôs do Alecrim eram considerados um problema

Compartilhe:

O antigo bairro do Alecrim era um local descampado, terra com mandioca e milho. No entanto, somente no final do século 18, que o bairro começou a receber os primeiros moradores, graças a inauguração do Cemitério Público.

Depois, também vieram os comerciantes da região. No entanto, naos anos 50 vieram os primeiros ambulantes e surgindo alguns conflitos na cidade, no qual falaremos por aqui.

Quando surgiu o problema

Nos anos 60, o Alecrim não era composto apenas por grandes lojas de comércio popular, mas também veio o surgimento dos camelôs. Vendendo com preços mais em conta, os clientes começaram a preferir comprar com os ambulantes, causando briga com os comerciantes, por conseguinte, o Município.

No fim de 1969, publicaram uma matéria analisando os problemas dos camelôs, inclusive no tráfego. Veja esta matéria completa, portanto, a seguir:

No fim de ano, outro texto também criticava os camelôs:

Vinte anos seguintes a presença de camelôs na principal via do Alecrim era normalmente página de notícia como um grande problema, visto que as lojas mais tradicionais perdiam muito a clientela com os comerciantes mais autônomos e também outros problemas urbanos, como o aumento do lixo na região.

Veja esta matéria na década de 70 ainda batendo nesta mesma tecla:

O problema surgiu apenas no final dos anos 80, com o surgimento do camelódramo.

O que é o camelódromo para os camelôs do Alecrim e Cidade Alta

Foi apenas na década de 80, a Prefeitura do Natal construiu um camelódromo (tentativa de resolver o problema gerado pelo conflito entre ambulantes e comerciantes estabelecidos) marcou a vida do lugar. Erguido em trecho da Rua Presidente Bandeira, aglutina vendedores ambulantes que comercializam produtos diversificados.

Você pode ler também:  Eleições 2022: RN sabe a distribuição do gabinete de deputado e senador

Além disso, montaram um camelódromo em Cidade Alta, mais precisamente na rua UIisses Caldas.

Se você quer produtos importados, roupas, brinquedos mais baratos e dentre outros produtos, o camelódromo é o caminho certo. Nos anos 90, o camelódromo teve a sua primeira reforma e hoje tem uma estrutura similar de um shopping popular e virou um ponto de referência no bairro do Alecrim.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí