Como realizar o voto de legenda?

As eleições estão chegando e primeiramente você não sabe ainda quem votar para vereador. No entanto, você tem um apreço por um determinado partido político. Mas, você sabe o que significa o voto em legenda? Confira esta matéria do Brechando no nosso especial sobre Eleições 2020!

voto de legenda

As Municipais estão chegando e você não sabe quem vai votar para vereador. A gente já falou que votar em vereador é mais importante que prefeito. Por quê? A péssima escolha para a Câmara Municipal de Natal pode favorecer ou atrapalhar quem você votou para ser Chefe do Executivo, visto que são eles que vão decidir as leis, criar projetos e, inclusive, tirar o prefeito, caso ele cometa algum grave problema. 

Na matéria anterior, falamos como funciona a apuração dos votos para vereadores, tentando explicar o quociente partidário e eleitoral, assim como eles são importantes para a divisão das 29 cadeiras para vereadores de Natal. 

Entretanto, a gente não explicou uma outra solução para que os partidos também possam obter vagas na Câmara Municipal de Natal (CMN): o voto de legenda.

O que é o voto de Legenda?

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o Voto de legenda é aquele em que o eleitor não expressa a sua vontade por um candidato específico, mas sim por um partido. Ou seja, ele se manifesta no sentido de que a vaga seja ocupada pelo partido no qual votou, independentemente do candidato da legenda que venha a ocupar o cargo.

O voto de legenda existe apenas nas eleições proporcionais. Portanto, apenas para vereadores e deputados.

Por exemplo, se você tem um apreço por partido x e o número é 69. Mas, você não quer votar em um candidato específico e sim todo mundo, porque você gostou de todos. Então, na hora da urna, você coloca apenas o número 69 e confirma.

Parabéns, você aprendeu a votar em legenda!

via GIPHY

 

Qual a diferença do voto de legenda e voto nominal?

 

O Voto Nominal, por sua vez, era a votação apenas de um candidato. Este voto será válido se o candidato tenha 10% ou mais do valor do quociente eleitoral. 

Agora, você entendeu porque o quociente partidário é importante?

 

Falamos anteriormente sobre o quociente eleitoral, entretanto ainda bateremos na tecla sobre a importância do quociente partidário. Agora sabendo do voto em legenda, você compreende porque este resultado da divisão é essencial para os partidos políticos, independente se você é de direita ou esquerda.

O quociente partidário é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos dados sob o mesmo partido político pelo quociente eleitoral. Quer dizer, se o PSDB teve 22.550 votos válidos em 2016. Dividindo por 12.684 (quociente eleitoral). O Quociente Partidário será, então, de 1.
 

2020 os partidos não podem se unir em coligações para vereadores


Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

No caso, o eleitor escolhe um dos concorrentes apresentado por um partido. Estarão eleitos os que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% do Quociente Eleitoral (QE) ou quantos o respectivo Quociente Partidário (QP) indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.

Ou seja, o voto em legenda é de suma importância aos partidos obterem, visto que agora não existe mais coligação. 

No nosso último especial sobre as Eleições 2020, vamos falar sobre dados demográficos sobre os candidatos e eleitores de Natal. Até a próxima semana!