O que signifgica o projeto potiguar Travessia de Ritmos ?

O que signifgica o projeto potiguar Travessia de Ritmos ?

Compartilhe:

Acompanhado de uma Kombi, o Travessia de Ritmos é uma caravana itinerante que percorrerá em 3 cidades da Região Metropolitana: Natal, São Gonçalo do Amarante. O carrinho, primeiramente vai estacionar no Shopping Cidade Jardim, na próxima quinta-feira (25), às 16h30, onde também será lançado a plataforma online chamada RN Cultural, no qual explicará as ações do projeto, além de um pocket show com os integrantes do Kombio do Sol (“donos” do carango) mais a apresentação do calendário de ações e exposição dos artesões do projeto.

A Kombi será um palco móvel adaptado com som, luz e energia solar que servirá como pano de fundo para o espetáculo O Komboio do Sol, que tem criação de Zeca Santos, dramaturgia de Henrique Fontes, cenografia de Irapuan Júnior e direção de Doc Câmara.

Zeca Santos também é o criador do projeto, junto com Rafaela Brito. Ambos propõe o livre acesso à cultura popular, promovendo a troca de saberes intergeracionais e o fortalecimento da identidade potiguar e da rede cultural do estado.

“O objetivo é realizar diversas ações artísticas, formativas e socioambientais, além da criação da primeira rede territorial criativa e sustentável do RN. A equipe tem produção geral da Arribaçã Produções e é composta por 33 profissionais da arte, dentre eles, um elenco formado por seis atores-cantores (acompanhados por banda ao vivo), com trilha sonora do músico potiguar Tico da Costa e direção musical de Jubileu Filho”, diz o release do projeto.

Sobre a plataforma RN Cultural, anteriormente mensionada, é o lançamento de um guia eletrônico e impresso, através da pesquisa e catalogação dos mestres, grupos populares, produtores e agentes culturais, artistas, compositores, instituições, empresas, ONGs e lideranças da cultura das cidades visitadas.

Na perspectiva transmidiática do projeto, as narrativas protagonizadas pelas Kombi unirão os eixos de atuação do projeto (arte, tecnologia e inovação social) atravessando as memórias e os afetos da cultura local, fortalecendo laços, conectando públicos e despertando o senso de pertencimento destes aos seus territórios, movimentando a economia criativa e sustentável.

Você pode ler também:  Adivinha que está vendendo em Natal? Sim, Guaraná Jesus

O Travessia de Ritmos também homenageará mulheres ícones da cultura do nosso Estado que são fontes de inspiração, resiliência e resistência: Dona Militana (cancioneira e romancista), Dona Maria de Lourdes (rendeira de bilro mais antiga do estado) e Auta de Sousa (poetisa) que ultrapassaram os limites de seu tempo e espaço, representando a memória viva do Rio Grande do Norte.

O Projeto Travessia de Ritmos tem patrocínio da COSERN, Grupo NEOENERGIA (edital de patrocínio cultural 2018) e do Governo do Estado do RN, através da Lei Estadual Câmara Cascudo, e apoio institucional do SEBRAE-RN, Shopping Cidade Jardim, da ONG Baobá e da COPEGAM – Coordenadoria permanente de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça.

O Coletivo Travessia de Ritmos nasceu em 2016, fruto da conexão de artistas e lideranças comunitárias, para estimular o potencial criativo das comunidades visitadas, além de valorizar a cultura popular, despertando habilidades profissionais e movimentando a economia criativa local.

É integrado por artistas potiguares oriundos de diversos grupos locais já consolidados na cidade de Natal, especialmente da Vila de Ponta Negra, e conta com uma diversidade artística (atores, músicos, cantores, compositores, mestres de cultura popular e lideranças comunitárias).

Em dois anos, o coletivo produziu dois musicais de samba e realizou inúmeras oficinas artístico-criativas para moradores de comunidades na Cidade de Natal-RN em parceria com os projetos Vir-a-Vila da Vila de Ponta Negra, Axé- Obá das Rocas e RN Autoral do Samba ao Choro.

O coletivo ainda tem workshops de capacitação, em parceria com a Rede Nacional de Turismo Criativo e Sustentável, para a formação e o fortalecimento de lideranças e agentes multiplicadores atuantes na área de desenvolvimento criativo e territorial.

Cada evento do coletivo será realizado em parceria com órgãos públicos e privados, terá como atração os grupos tradicionais de cada município, além da apresentação do musical O Komboio do Sol. A realização do festival pretende fortalecer a identidade do território, incentivar o turismo de experiência e movimentar a economia local.

Você pode ler também:  O maior rio do RN não é o Potengi

As cidades visitadas na primeira etapa do projeto são berços culturais que, apesar de todas as dificuldades, resistem e disseminam a rica tradição de seus ritmos como coco de roda, samba de raiz, bambelôs, congos, através de seus mestres de tradição, brincantes da cultura popular, e grupos que representam a sabedoria tradicional, além de serem palco de agremiações carnavalescas, grupos de dança, teatro e contarem com artistas plásticos e artesãos, que durante todo o ano produzem eventos que alimentam a cadeia produtiva local.

Apesar da importância cultural e riqueza histórica, os territórios criativos não contam com o devido incentivo e valorização que necessitam, correndo o risco de se perder frente à cultura de massa.

Portanto, a partir da criação de uma rede de artistas, moradores e colaboradores, a plataforma proporcionará uma maior visibilidade das ações territoriais, promovendo a convivência comunitária, incentivando o respeito entre gerações (mestres e participantes) e despertando o amor pelo território.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí