Tempo de leitura: < 1 minutos

Após o sucesso da matéria que mostra os antigos anúncios de jornais e a sua segunda parte, resolvemos fazer a segunda parte. Essas publicações fazem parte do acervo da Biblioteca Central Zilma Mamede (BCZM), administrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É um ótimo momento para pesquisar os periódicos, visto que recentemente os jornais impressos estão deixando de circular pelo estado.

Os jornais coletados foram: “RN Econômico” (Anos 90), “O Diário de Natal” (1941) e “Galvonópolis” (Jornal publicado em Currais Novos em 1931).

As propagandas mostram anúncios de remédios, comida, contato de médicos, lojas e dentre outras coisas que existiam na capital. O período marca pela urbanização e surgimento de novos bairros além da Ribeira e Cidade Alta, tudo que você precisasse estava nestes dois bairros, desde loja de ferramentas até cosméticos. As propagandas, com certeza, mostram o comportamento de como era a sociedade em cada período. Aqui praticamente mostra a evolução dos dois séculos de propagandas de anúncios de jornais.

No jornal curraisnovense tem até propaganda de uma butique do Rio de Janeiro para ter um visual mais elegante para as damas da sociedade. Ou aquela Emulsão Scott estimulando que as crianças engordassem para serem saudáveis.

Mais recente, o RN Econômico era uma espécie de Veja Natalense. Você lembra de lojas como a Saci?

Veja os anúncios a seguir:


Você pode ler também:  Brechando vai ter sua segunda edição da revista e com pré-venda cheio de brindes

Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

maio 2018
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias