Tempo de leitura: 2 minutos

Os primeiros shoppings no Brasil surgiram na década de 60, nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas na capital potiguar o foco comercial ainda eram as ruas do bairro de Cidade Alta. Mas, qual foi o primeiro? De acordo com os registros, o primeiro inaugurado em Natal com este conceito foi o Cidade Jardim no ano de 1984 e ajudou na expansão do bairro de Capim Macio e zona Sul da cidade.

O local possui 3.371 metros quadrados de ABL (área bruta locável). Entre lojas e quiosques, detém 104 pontos comerciais. O estacionamento conta com 315 vagas.

Mas, oito anos depois, em 1992, foi inaugurado o Natal Shopping, que era bem maior que o primeiro. Construído pela Ecocil, instalada nas margens da BR-101, no qual passou a ser uma das únicas opções de shopping para a capital do estado, vindo depois a instalação de diversos shopping centers do tipo na cidade.

Embora no Wikipedia o Natal Shopping se intitula como o primeiro shopping da cidade. Atualmente há uma certa disputa entre os dois citados a respeito de qual teria sido o primeiro, reacendendo a questão a respeito de qual possuía verdadeira característica de shopping center. Ambos afirmam para si tal título.

Depois veio o Via Direta, que abriu as portas e fica do outro lado da margem da BR-101, onde ficava numa região que era cheia de fábrica de confecções e foram fechadas na década de 80 por conta da crise econômica. A gente já contou um pouco da história do Via Direta no Brechando, clique aqui.

Já o Midway, considerado o maior shopping da cidade, foi inaugurado apenas em abril de 2005, no terreno que pertencia a antiga Fábrica Guararapes, que também é dona da rede de lojas Riachuelo.

Você pode ler também:  Quais são os sítios arqueológicos existentes no Rio Grande do Norte?

No interior, o primeiro empreendimento deste porte surgiu na década de 2000, com a inauguração do Partage Shopping Mossoró.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

junho 2017
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Categorias