Aboca celebra três anos de funcionamento e divulgam campanha para continuar

Aboca celebra três anos de funcionamento e divulgam campanha para continuar

Compartilhe:

Em março, o espaço Aboca comemora três anos de atividade, com muita “existência e resistência”, como eles dizem, visto que é difícil conseguir manter o teatro de pé em Natal. Neste mês, eles realizarão uma edição especial do Movimento n’ABOCA que acontece no próximo sábado, 25 de março, a partir das 22h, na rua Frei Miguelinho, Ribeira.

Dentre as atrações estão as badaladas bandas potiguares Bando das Brenhas, Luisa & Os Alquimistas e Esquizophanque, além dos DJs Karol Posadzki e Rodrigo Ferreira. O ingresso antecipado com valor promocional (R$15) pode ser adquirido online no site bit.ly/ingressomovimento3anos.

O Movimento n’Aboca é uma das ações artísticas continuadas que os grupos residentes e o núcleo gestor do espaço promovem para manter e movimentar o espaço. Essa é a 12ª edição do Movimento que, além de celebrar, tem o intuito de divulgar e buscar mais apoios para a campanha de financiamento coletivo que os grupos estão fazendo via Catarse.

Surgiu em março de 2014 a partir do encontro de três grupos da cidade, a Bololô Cia Cênica, o Coletivo Artístico Atores à Deriva e o Carmin Grupo de Teatro. A afinidade de trabalho e a busca por um espaço de compartilhamento de processos e ações formativas foram o estímulo necessário para a concretização desse projeto.

Naturalmente Aboca foi ganhando uma dimensão bem maior, passando a se configurar como um espaço cultural pautado nos eixos de formação, apreciação, residência, ocupação e celebração. Atualmente ocupam como residentes oficiais a Bololô Cia. Cênica e a Sociedade T.

Desde a sua abertura, Aboca vem sendo palco de eventos sazonais, como a circulação de espetáculos de grupos das diversas regiões do Brasil a atividades mais efetivos como o Circuito Cultural Ribeira, Virada Cultural e Movimento n’Aboca. Nos seus três anos de existência, mais de oito espetáculos foram montados, seis projetos de intercâmbio realizados, palestras, encontros para discutir políticas públicas de cultura, cerca de vinte e cinco ações formativas em teatro, dança e performance, lançamento de CDs, livros e publicações culturais e atividades compartilhadas com outros artistas parceiros que tiveram por um momento um espaço garantido para seus ensaios e pesquisas artísticas.

Você pode ler também:  O que foi isto na igreja matriz de Ceará-Mirim?

Sobre a campanha

Aboca é um território independente de resistência cultural localizado e é financiado especialmente pelo público, que consome, convive e reside no espaço. Atualmente é residida por artistas e gestores culturais que buscam a partir de suas atividades e investimentos pessoais, manter o local como base de seu projeto de vida, estabelecendo um elo afetivo com a comunidade e a classe cultural.

É um projeto de manutenção do espaço com ações artísticas continuadas pelo período de dois anos, através de atividades de residência, ocupação, formação, apreciação e celebração. O projeto segue recebendo contribuições até o dia 16 de abril, no site catarse.me/abocaaberta ou diretamente com os gestores do espaço, com financiamentos a partir de R$15 e várias recompensas.

Manter Aboca aberta é incentivar o reencontro do cidadão com sua cidade, fortalecer o aspecto afetivo da comunidade com o espaço que ocupa, é entender que a cultura faz parte da formação de uma cidadania consciente, favorecendo um arsenal de significação, memória e identidade de um povo.

Veja o vídeo da campanha a seguir:

SERVIÇO
Movimento n’ABOCA – edição de Aniversário
Sábado, 25 de março de 2017, a partir das 22h
ABOCA CULTURAL | rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira
Ingressos antecipados: bit.ly/ingressomovimento3anos
Informações: (84) 991 005 352 | bit.ly/ABOCAano3

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí