Quem é o moço que toca flauta peruana no supermercado?

Quem é o moço que toca flauta peruana no supermercado?

Compartilhe:

Foto: Lara Paiva

O nome certo desta flauta nem é esse, mas flauta pan (também pode ser escrito como “Pã”) e não é comum apenas no Peru. Formado a partir de um conjunto de tubos fechados numa extremidade e ligados uns aos outros em pequenos feixes. Recebem este nome, “Pã”, por associação ao deus grego de mesmo nome. Eram muito populares entre os etruscos e os gregos sob a alcunha de siringe.

Hoje, a flauta de pã é uma peça importante na música folclórica da Romênia, Myanmar (antiga Birmânia), além de países da Oceania e andinos.

Eles não têm bocal e para tocá-los, precisam apenas sobrar com os lábios tangenciando as extremidades superiores.  Parece bem fácil assim escrevendo, mas é bem complicadinho.  E o Hermani Félix, o flautista da foto também comentou da dificuldade, ele estuda o instrumento até hoje.

Com certeza você já viu ele tocando no supermercado no fim de semana enquanto você pegava aquelas comidas para elaborar aquele almoço de domingo.  Para reforçar a sua memória, eu vou publicar este vídeo, gravado em fevereiro deste ano:

Apesar de dominar o instrumento que não é comum nas terras tupiniquins, ele é brasileiríssimo. Mora em Natal há 35 anos por motivos de trabalho e há mais de 20 anos toca flauta profissionalmente, chegando a gravar vários discos instrumentais, incluindo versões dos sucessos dos Beatles.

Foi com o trabalho que conseguiu conhecer alguns peruanos que moram no Nordeste brasileiro e hoje realiza diversas parcerias musicais.

Os discos são vendidos enquanto ele faz o seu trabalho nas ruas da cidade. “Inicialmente meu interesse era apenas pelo instrumental da flauta pã, depois que apareceu a vontade de tocar. Mas, era muito difícil consegui-lo”, afirmou. Hoje, ele têm três flautas, no qual ele carrega enquanto faz as suas performances, muitas delas foram conseguidas através de contato na internet.

Você pode ler também:  Plutão Já Foi Planeta: Vendo a final do programa

Hermani contou que teve a oportunidade de conhecer um integrante do grupo De Las Alturas de Los Andes e um dos integrantes forneceu a flauta. “As primeiras aulas que tive foi com esse integrante da banda”, relembrou. Depois, ele fez amizade com outro peruano e também lhe ensinou alguns detalhes.

“Mas, o aprendizado restante foi feito sozinho mesmo, praticando”, afirmou.

Hoje, Hermani toca nos supermercados, shoppings e também festas particulares, como casamento. Há mais de 20 anos atua profissionalmente e já gravou alguns discos, fazendo parcerias com músicos. Ele contou que é muito bom receber o carinho do público, principalmente quando traz efeito positivo.

Ao ser questionado que carinho lhe mais tocou, ele prontamente respondeu ficou feliz quando uma pessoa lhe procurou para dizer que o disco que comprou no supermercado fez com que largasse os remédios para dormir.

“O bacana de trabalhar com a música é proporcionar um momento de lazer entre as pessoas. Muitos já disseram que o instrumento lhe acalmou, se emocionam, provocou imaginações e trouxe momentos de felicidades. A minha grande recompensa do trabalho é proporcionar sentimento às pessoas”, finalizou.

O músico afirmou que apesar da dificuldade em trabalhar com a música, são esses momentos que lhe provocam uma grande satisfação.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí