Animações brasileiras que se destacaram na gringa

Animações brasileiras que se destacaram na gringa

Compartilhe:

Antigamente, os Estados Unidos eram os maiores exportadores de animação no mundo. Quase todos os desenhos animados que a gente assistia na nossa infância vinha dos EUA ou do Canadá. Mas, agora o cenário está mudando e através da lei de incentivo do audiovisual, além da facilidade com o contato com as produtoras gringas, fez com que muitos desenhos produzidos no Brasil fossem vistos para as crianças do mundo inteiro.

Aqui listaremos algumas animações que tiveram destaque na gringa. Confira:

Irmão do Jorel

16-26

A animação brasileira de Juliano Enrico, que recentemente lançou a segunda temporada, se destaca pelo fato que isto é bastante comum nas famílias, principalmente aqueles que vivem numa casa cheia de irmãos. Com certeza, algum leitor ficou conhecido pela alcunha de “Irmão de Fulano”.

A série mostra o cotidiano de uma família excêntrica e extravagante. Jorel, um garoto conhecido por ser bonito, inteligente e bastante popular com as garotas. No entanto, o show não gira em torno dele, mas em torno de seu irmão mais novo, um garoto tímido e sem nome chamado apenas de “Irmão do Jorel”, no qual tenta ganhar sua própria identidade e ser alguém importante da família.

Os personagens e outros elementos da série começaram a ser desenvolvidos em 2002, inspirados em vídeos e fotos antigas do final anos 80 e ínicio dos anos 90 da família de Juliano. Então, ele começou a desenvolver tirinhas em quadrinhos com estes personagens. Em 2006, ele postava em seu fotolog, (febre dos anos 2000) os primeiros rascunhos dos personagens. Depois, as tirinhas foram publicadas na revista Quase.

O protagonista “Irmão do Jorel”, teve o visual inspirado em fotos de infância do criador da série, além do fato do personagem também ter um irmão que é muito mais popular que ele.

Ela é a primeira série de animação original do Cartoon Network feita no Brasil e na América Latina. Inicialmente iria estrear em 2013 com apenas 13 episódios, porém sua estreia foi adiada para o ano seguinte e virou um dos desenhos mais populares do canal, sendo exportado para os Estados Unidos.

Você pode ler também:  10 motivos para Brechar a Campus Party Natal

https://www.youtube.com/watch?v=0K-04A_hpmg

As Aventuras de Gui e Estopa

series_795_gui11-1

Temos que falar de Mariana Caltabiano, uma das primeiras desenhistas de maior destaque no Brasil. Um de seus desenhos mais famosos é “As Aventuras de Gui & Estopa”, que surgiu a partir do filme lançado em 2008.  A série é exibida nos intervalos Cartoon Network desde 2009, e recentemente pela TV Cultura aos sábados no programa Quintal da Cultura no começo de 2012. Os personagens foram originados do site infantil Iguinho, do IG.

A série narra as desventuras de Gui e Estopa, dois jovens cães antropomórficos e seus amigos a cadela Cróquete, o pitbull Piti Burro, a menina Fifi e o rato Riba.

Os desenhos já foram exibidos em vários países da América Latina, como Equador, Porto Rico, Honduras, Bolívia, Chile, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Argentina, Paraguai, Venezuela, Panamá e México.

Princesas do Mar

maxresdefault-12

O desenho foi criado por Fábio Yabu e começou a ser exibido na gringa para depois aparecer no Brasil, através do Discovery Kids.  A série de animação brasileira é exibida também em Portugal na RTP 2, na França no Piwi, na Alemanha no Ki.Ka e em mais 49 países.

Como é a sinopse? Se passa em Salácia, um reino escondido no fundo do mar onde vivem príncipes e princesas cada qual de uma espécie de animal marinho diferente. O povo desse reino se esconde do povo da Terra Firme para que eles não enfrentem grandes batalhas uns contra os outros. Polvina, Tubarina e Ester são três princesas amigas muito curiosas que estudam na escola da professora Márcia e vivem desvendando os mistérios de Salácia. A cada livro publicado aparece uma nova princesa que se junta a escola de princesas.

Peixonauta

maxresdefault-15

Peixonauta é uma série de animação brasileira criada por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Fala sobre um peixe que se veste com uma roupa de astronauta, que o permite voar e respirar fora d’água. Ele é detetive profissional que junto a seus amigos.

Você pode ler também:  Uma loja de quadrinhos que sempre tem uma história para contar

A série estreou no canal Discovery Kids em 20 de abril de 2009 adquirindo bastante sucesso e passando a transmitir em outros países. Após o sucesso na TV, Peixonauta também ganhou uma peça de teatro denominada Peixonauta da TV para o Teatro.

Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)

maxresdefault-13

O desenho surgiu baseado no curta-metragem homônimo criado por Victor-Hugo Borges. A série estreou no Cartoon Network, no dia 4 de março de 2013. Após a primeira temporada com 14 episódios de 11 minutos de duração. A  segunda temporada estreou no dia 1 de junho de 2015, com mais 26 episódios.

Pepe é um garoto malcriado e preguiçoso  que mora com sua avó, uma velha bruxa, e trabalha como entregador para ela, cujo trabalho é vender artefatos e poções mágicas pela internet. Os produtos criados por ela, levam Pepe, seu cão Ramirez, e seus amigos Marilu, Roberto, Guto e Gastón (gêmeos siameses) a enfrentarem monstros, espíritos e toda espécie de criatura sobrenatural, como a Loira do Banheiro.

Em julho de 2013, o Ibope divulgou que a série foi o programa infantil mais assistido do Brasil no período entre março e junho de 2013.

A repercussão levou a série a ser adquirida para exibição internacional pela distribuidora 9 Story Entertainment com o título de Haunted Tales for Wicked Kids. Em países hispânico-latinos, é exibida com o título de Cuentos Espantosos para Niños Caprichosos.

 

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí